Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória do Xingu apreenderam nesta quinta-feira, 21 de março, 10 tartarugas capturadas de forma ilegal e que seriam comercializadas. Os agentes chegaram aos animais depois que uma mulher que estava em posse dos quelônios anunciou a venda nas redes sociais.
Após receberem a denúncia, os fiscais foram até a casa, localizada na Avenida Brasil, no bairro Laticínio, onde encontraram as tartarugas. No primeiro momento, a mulher negou, mas, após o flagrante, entregou os quelônios aos fiscais, que fizeram a soltura deles na Revix – Refúgio de Vida Silvestre Tambuleiro do Embaubal.
A venda de animais silvestres é proibida pela legislação ambiental brasileira. A pessoa que for flagrada responderá a processo. De acordo com a Lei 9.605, apanhar, perseguir, maltratar e criar animais silvestres em casa configura crime ambiental. A legislação também proíbe o consumo direto, assim como todas as formas de captura, abate, comércio e transporte. As pessoas que infringem a lei estão sujeitas a pagar R$ 5 mil reais de multa em caso de espécie em extinção e mais R$ 500,00 por animal.
Por Thaís Portela e Wilson Soares / A Voz do Xingu