As chuvas fortes que estão caindo na região Transamazônica nos últimos dias, podem ter contribuído para a cor barrenta que Rio Xingu vem apresentando. Isso é o que afirma o Secretário de Meio Ambiente de Altamira, Ubirajara Bogea Umbuzeiro. “Muitos lugares da região apresentaram fortes chuvas, e isso ocasionou a cheia de diversos corpos hídricos. E esses corpos contribuíram com os igarapés e como a maioria é na zona rural e nessas áreas há uma grande concentração de terras roxas, isso foi trazido pelo igarapé até a frente do rio. Não me recordo de ter visto isso anteriormente”, explicou o secretário. Segundo ele, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente está fazendo a investigação do caso e essa foi a informação adiantada até agora.
A mudança na cor das águas do Rio Xingu tem assustado os moradores de Altamira. O rio que costuma ter águas claras começou a apresentar desde o último final de semana, uma coloração mais barrenta. A situação também chamou atenção do professor de ciência biológica da UFPA, Rodolfo Salm. Segundo ele, esse fenômeno não é comum, mesmo durante as fortes chuvas da região. “A mancha é bastante anormal. A gente observou e eu fiquei muito impressionado. O Xingu tá totalmente barrento. É muito grave isso, porque é parecido com que aconteceu no rio Tapajós há pouco tempo”, pontuou o professor.
Seu Marciano costuma pescar no Xingu, próximo a orla de Altamira e percebeu a mudança. “Porque é uma água totalmente diferente já. Porque a água do Rio Xingu é clara. Nessa época de enchente ela é escura, mas de ontem pra cá mudou totalmente já. Pode ter acontecido alguma coisa aí pra cima e ninguém sabe, né?”, disse Marciano Campos.
Em nota a empresa Norte Energia informou que, durante suas atividades de monitoramento ambiental do Rio Xingu, não identificou condições excepcionais ao período chuvoso na região, quando é comum ocorrer o carreamento de sedimentos para dentro dos cursos d’água – o que pode interferir na coloração da água do rio.
Por Wilson Soares / Valéria Furlan – A Voz do Xingu