O 51º Batalhão de Infantaria de Selva – 51º BIS, realizou na manhã desta quarta-feira, uma formatura alusiva ao 7 de Setembro. A programação de caráter cívico-militar, também teve como objetivo comemorar os 200 Anos da Independência do Brasil.
A formatura foi presidida pelo Comandante do Batalhão, Tenente Coronel Luiz Guilherme, que leu uma mensagem sobre o bicentenário da Independência.
Além dos militares do 51º BIS, a formatura contou também com a participação da Polícia Militar, Força Nacional, Corpo de Bombeiros Civis e dos alunos do Colégio de Supervisão Militar Professora Raimunda Rodrigues Mota.
“A Polícia Militar é força auxiliar do Exército. Nós temos a formação militar. Nós sempre participamos das tradições das comemorações de 7 de Setembro, e hoje a convite do comandante do 51º BIS, viemos aqui prestigiar e integrar a tropa nessa homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil, e ficamos muitos satisfeitos das pessoas que puderam prestigiar, que viram um excelente apresentação do 7 de Setembro da formatura militar aqui dentro do quartel do 51º BIS. E pra nós foi muito satisfatório”, disse Coronel da PM Pereira, comandante do CPR VIII.
Autoridades civis e militares de Altamira, alunos, além de familiares dos militares prestigiaram a solenidade que iniciou às 9 horas e terminou às 10 horas.
“Aqui a gente busca a nossa história, a gente enaltece os nossos antepassados que nos trouxeram até aqui. Hoje é dia de lembrar de José Bonifácio, hoje é dia de lembrar de Tiradentes, hoje é dia de lembrar de Zumbi dos Palmares e principalmente Dom Pedro I, que em 7 de Setembro de 1822 nos libertou, de ser Colônia. Hoje somos um pais gigante, ocupando aí a 10º posição no PIB mundial, em população somos o 7º do mundo. Nós precisamos valorizar isso. Então hoje nós só temos de agradecer, orgulhoso de ser brasileiro”, frisou o vice-prefeito de Altamira, Jorge Gonçalves, que fez questão de prestigiar a formatura ao lado do comandante do 51º BIS.
Fotos e texto: Wilson Soares – A Voz do Xingu