Em uma cerimônia marcada por muita emoção, cerca de 40 alunos do Curso de Direito da Faculdade do Xingu (FACX) participaram na noite desta quarta-feira (8) da tradicional cerimônia de entrega do Vade Mecum, o livro mais usado por quem estuda e trabalha na área de direito.
O Vade Mecum é o livro que reúne as principais leis brasileiras, sendo essencial para consultar as leis mais importantes, como as da Constituição Federal, o Código Civil, as Leis Trabalhistas e muitas outras.
A cerimônia aconteceu no auditório da Associação Comercial de Altamira – ACIAPA e reuniu familiares, professores, coordenadores e direção da faculdade.
“Ao trazer comigo este Vade Mecum, eu juro pela minha vida e pela honra, dedicar-me à academia, acreditando que portando o Vade Mecum será o instrumento de justiça, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana. Aplico desde já, os ensinamentos trazidos pelos mestres, defendendo e buscando trazer justiça a todas as pessoas, sem distinção de classe social povo, gênero ou poder aquisitivo. Por fim, declaro que este juramento é um compromisso solene, assumido de livre e espontânea vontade e que o cumprirei fielmente em todas as situações em que o Vade Mecum e os valores éticos e morais da profissão se fizerem necessários. Assim, eu juro”, afirmaram os acadêmicos, em uníssono.
O Diretor-geral da Faculdade do Xingu, Odair de Pinho, destacou a importância da cerimônia.
“Essa cerimônia é muito importante não só para nossa faculdade, mas também para os alunos, porque a cerimônia do Vale Mecum é representada como o início do marco temporal dos estudos. Eles estão se comprometendo em se dedicar, em apreender, para se tornarem, no futuro, grandes juristas. Não tenho dúvida nenhuma, que a FACX promoverá o conhecimento, elevará sabedoria, levará experiência, aos nossos alunos que vão fazer a diferença no mercado de trabalho. Parabenizo a todos por esse dia, por essa data tão especial”, frisou o diretor-geral.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu