Search
Close this search box.

Altamira é sede do Chocolat Xingu 2023

De 15 a 18 de junho, o maior município do Brasil é, também, a capital do cacau e chocolate da Amazônia

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Altamira, o maior município do Brasil, é também a capital do chocolate e cacau da Amazônia, ao sediar, de 15 a 18 de junho, a segunda edição do Festival Chocolat Xingu 2023. Do Aeroporto à Orla, da Rodoviária ao Centro de Eventos, do Mirante à Catedral de Xingu, da Casa de Memória Transxingu à Transamazônica, o tema é só chocolate, no terceiro maior município do mundo, guardião da UHE Belo Monte, a maior 100% brasileira.

O Pará e o cacau – as regiões do Xingu e Transamazônica são celeiros de produção de cacau, com destaque para os municípios de Medicilândia e Altamira, que ocupam respectivamente o primeiro e o sexto lugar no ranking de produtores no Pará, maior produtor do Brasil e dessas regiões, novas marcas, novos conceitos, uma forma mais sustentável de produzir vem se revelando na última década.

Já o Brasil, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), divulgados em julho de 2022 pela Agência Brasil, é o 7º maior produtor de cacau no mundo. Ocupa, também a 7ª posição entre os maiores exportadores do produto e seus derivados.

Dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) também confirmam que Brasil exportou, em 2021, um total de 33,521 mil toneladas de chocolates e 54,756 mil toneladas de derivados do cacau, gerando US$ 226 milhões de dólares.

Altamira e o Chocolat Xingu –  Argentina, Estados Unidos e Chile são os principais mercados consumidores do cacau e chocolate do Brasil. Altamira quer levar cacau, chocolate e outros derivados, direto da Amazônia paraense para esses e outros públicos, o que motivou a Prefeitura Municipal a realizar, pelo segundo ano consecutivo, o Chocolat Xingu – Festival Internacional do Chocolate e Cacau no município, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), Governo do Estado, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apoio da empresa Norte Energia e organização da MVU Promoções & Eventos.

Reconhecido como o maior festival de chocolate da América Latina, o Festival de Chocolate originariamente surgiu na Bahia.  Em Altamira foi um sucesso em 2022 e se repete este ano, de 15 a 18 de junho, no Centro de Eventos “Vilmar Soares”, onde será aberto oficialmente às 19 horas desta quinta-feira (15), com participação de vários representantes do poder público, sociedade civil organizada e iniciativa privada, além de chef´s e chocolatier´s do Brasil e exterior, convidados para o festival, que conta com cerca de 150 expositores e a promessa de superar, em geração de renda, os R$ 3 milhões em negócios arrecadados ano passado.

OS CHEFES – o diferencial dos melhores festivais gastronômicos são os convidados para transformar insumos em deliciosas receitas. Saberes originais e sabores precisam caminhar juntos. No chocolate Xingu 2023 não é diferente. Grandes nomes do cenário brasileiro e internacional vão se encontrar em Altamira no período do evento. É o caso de Lucas Corazza, especialista em confeitaria com redução de açúcar, pela Jordi Bordas, em pâtisserie, esculturas de chocolate e de açúcar, confeitaria, na instituição Bellouet Conseil pâtisserie na ENSP – Ecole Nationale Supérieure de la Patiserie.

FÁBIO SICILIA – Já o estilo mais amazônida e até xinguano, será apresentado, ao estilo italiano, por Fabio Rezende Sicilia, chef, sommelier e chocolatier que dirigiu o restaurante Familia Sicilia, funcionando em Belém do Pará desde 1989. Fábio, que tem um trabalho com o cacau da Transamazônica e Xingu, com maior impacto em Medicilândia e Altamira, administra a loja de vinhos DonVino desde 2006 e criou a Gaudens, com fábrica própria funcionando desde 2012, em Belém (PA). Um dos produtos de maior sucesso é o Brownettone, uma de suas criações exclusivas com marca registrada. É também membro da Academia Brasileira de Gastronomia, graduado em Enogastronomia pelo Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF), no Piemonte, Itália, com formação de Chef Master pela Accademia Italiana della Cucina, em Milão, Itália. É Sommelier Profissional pela Associazione Italiana Sommelier (AIS) e Sommelier reconhecido pela Worldwide Sommelier Association (WSA). Especializado como Chef Chocolatier pela Lênotre (Paris, França). Estudou Produção de Chocolate Bean to Bar pela Selmi Group no Piemonte, Itália.

O novo sabor de Altamira é de chocolate

PALESTRANTES – Adalberto Ferreira é um dos ilustres palestrantes do Chocolat Xingu 2023. Originário de São Tomé e Príncipe, na África, é o diretor executivo da CECAQ-11, uma grande cooperativa comprometida com a produção e exportação de cacau de qualidade orgânica, onde Adalberto coordena o processo que vai desde a produção à   comercialização e a distribuição dos rendimentos do produto, em mais de mil e cem produtores.

Desde 1997, Adalberto tem trabalhado incansavelmente na reestruturação do mundo rural em São Tomé e Príncipe, apoiando o surgimento de associações, cooperativas e federações de agricultores e camponeses. Sua contribuição é muito respeitada no país e fora dele.

REPRESENTAÇÃO FRANCESA – Christophe Bertrand, Secretário-Geral da Confederação dos Fabricantes de Chocolate e Confeitaria da França é convidado especial para o festival.  Empresário, dono da marca “Reine Astrid”, mas também um chocolateiro artesanal muito envolvido em ações de solidariedade, no Haiti, depois na África. Christophe Bertrad cresceu no Afeganistão, na Tailândia e na Argélia, banhado por uma mente aberta e uma família comprometida com a solidariedade. Em 2010, foi o primeiro Conselho Geral de Hauts-de-Seine que o envolveu em seu projeto de cacau, propondo que alguns países organizassem cooperativas para promover a fermentação do cacau.  Também é vice-presidente da associação (chocolatiers engagés)“ chocolatiers comprometidos”, formada por artesãos apaixonados que respeitam o meio ambiente.

Proprietário da fábrica de chocolate La Reine Astrid, Christophe Bertrand gere três lojas em Yvelines, duas em Hauts-de-Seine, uma em Essonne e uma em Seine-et-Marne.

Fonte: Site Visitamazonia

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comments 1

  1. Caroline Felix says:

    Que evento maravilhoso, lindo, muito estruturado e que trará grandes avanços na nossa economia.
    Gratidão @clsudomirogomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *