Search
Close this search box.

Altamira se consolida como polo de ecoturismo com foco em Birdwatching e capacitação local

Continua após a publicidade

Altamira, município localizado no sudoeste paraense, tem se destacado como um destino promissor para o ecoturismo, impulsionado pelas atividades de birdwatching (Observação de Aves).

Com mais de 500 espécies de aves já catalogadas no WikiAves, maior plataforma de observação de aves do Brasil, o município vem se destacando como um dos maiores polos de observação de fauna na região amazônica.

Foto: Divulgação – Agência Pará

Atualmente, mais de 30 observadores locais estão cadastrados na plataforma, de acordo com uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Altamira.

O estudo, conduzido pela jornalista e mestranda Benigna Soares, sob a orientação do biólogo Felipe Bittioli Rodrigues Gomes, será divulgado nos próximos dias. A pesquisa revela o alto potencial de Altamira para o ecoturismo e resultou na produção do primeiro Guia Prático de Observação de Aves em Altamira (PA), um projeto pioneiro na Amazônia brasileira.

O guia reúne fotografias, desenhos e informações sobre a classificação, taxonomia e comportamento das 120 aves mais comuns da cidade e da Região Turística do Xingu.

Recentemente, o Guia foi adotado como recurso prático na capacitação de observadores de aves, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo de Altamira (Semtur) e pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur). A iniciativa visa fortalecer o turismo sustentável e capacitar os profissionais da área, consolidando Altamira como um importante polo de ecoturismo e observação de aves na Amazônia.

A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comments 1

  1. Agostinho Leão says:

    Parabéns a Altamira, parabéns aos praticantes de birdwatching,, parabéns a Jornalista e Mestranda Benigna Soares pelo guia, os observadores agradecem!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página