Menu

Altamira: Seminário discute certificação e valorização do cacau da Transamazônica e do Xingu

Continua após a publicidade

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a interação entre pesquisa e assistência técnica e a valorização do cacau na Transamazônica e no Xingu, bem como melhorar a produção e ampliar a produtividade cacaueira na região, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac e a Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte – ACBM, realizaram nesta segunda-feira, 12, o primeiro Seminário “Agregação de Valor do Cacau”.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

O evento aconteceu no auditório da ACBM, em Altamira, no sudoeste do Pará, e contou com as participações do presidente da ACBM e prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes; da Diretora Nacional da Ceplac, Lucimara Chiari; da representante do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, de Brasília, e Diretora do Departamento de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas e de Indicação Geográfica – DECAP, Fabiana Villa Alves; do chefe da Ceplac na Transamazônica, Paulo Henrique; do chefe da Embrapa na Amazônia Oriental, Walkimário Lemos, além de secretários municipais de Agricultura e de Meio Ambiente de vários municípios. Também estavam presentes representantes do escritório local da Emater, de associações de produtores, cooperativas, professores universitários, produtores e lideranças da sociedade civil. 

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

O público teve a oportunidade de acompanhar palestras técnicas, que abordaram temas importantes para o desenvolvimento da cacauicultura na Transamazônica, relacionados à Produção do Cacau e à Importância da Organização para o Desenvolvimento Sustentável; Programa Nacional de Cadeias Descarbonizadas e Oportunidades de Agregação de Valor do Cacau.

A realização deste Seminário em Altamira foi uma iniciativa da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte, realizado junto com a Ceplac, que já planejam firmar uma parceria para melhorar a assistência técnica junto aos produtores da região, com a finalidade de aumentar ainda mais a produção do cacau em todos os municípios da Transamazônica e do Xingu.

Prefeito de Altamira e presidente da ACBM, Claudomiro Gomes – Foto: Wilson Soares

“A realização desse simpósio da inovação do cacau pela ACBM em parceria com o MAPA, com Embrapa, Ceplac, Emater e também com a SEDAP é de muita importância para que a gente possa valorizar o nosso produto regional e a produção que há de vir dele que é o chocolate. Aqui se falou de certificação das nossas propriedades, da união dos produtores, para que o nosso chocolate da Transamazônica e Xingu possa ter valor agregado e seja capaz de gerar mais renda e sustentabilidade para os nossos produtores”, destacou o prefeito de Altamira e presidente da ACBM, Claudomiro Gomes.

Prefeito de Altamira e presidente da ACBM, Claudomiro Gomes – Foto: Wilson Soares

A Diretora Nacional da Ceplac acredita que novas parcerias como essa que será firmada com a ACBM garantem que essa região possa de fato se desenvolver.

Diretora Nacional da Ceplac, Lucimara Chiari – Foto: Wilson Soares

“A partir deste Seminário vamos construir juntos um plano de ação para trazer aqui para o município e região melhorias relacionadas à questão de certificação, a agregação de valor, mercado de carbono e outras pautas relacionadas à cacauicultura aqui pra Transamazônica e Xingu”, afirmou a Diretora Nacional da Ceplac, Lucimara Chiari.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

A representante do Ministério de Agricultura e Pecuária, de Brasília, disse que o Governo Federal pretende, ainda neste ano, priorizar ações que possam trazer o desenvolvimento dessa região.

Representante do Ministério da Agricultura e Pecuária, Fabiana Villa Alves – Foto: Wilson Soares

“Esse seminário foi o primeiro passo para que o Ministério da Agricultura e Pecuária possa atuar efetivamente no território aqui de Altamira, da Transamazônica e do Xingu ainda este ano. A nossa intenção é que seja uma semente plantada para que possamos ter um programa pra esse território, focado no cacau primeiramente, mas que depois possa incluir o açaí, o cupuaçu e a própria pecuária de corte que é típica aqui na região. Esse cenário favorável traz benefícios tanto ao produtor como ao meio ambiente”, disse a representante do MAPA.

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

O Estado do Pará é hoje considerado o maior produtor brasileiro de cacau, superando a Bahia, que por muitos anos liderou o ranking nacional. A região da Transamazônica, onde estão situados os municípios de Altamira, Uruará e Medicilândia, é responsável por cerca de 80% de toda a produção do Estado.  

O Seminário antecedeu a programação do 2º Festival de Chocolate e Cacau da Transamazônica, que acontece em Altamira, a partir desta quinta-feira, 15, e vai até domingo, 18, numa realização da prefeitura de Altamira, em parceria com o Governo do Estado, pelo segundo ano consecutivo.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.