Na madrugada desta sexta-feira (19), um grupo armado teria iniciado um ataque à comunidade do Lote 96, no município de Anapu, no sul do Pará. Moradores do local, em áudios, relatam que o grupo atirou contra as casas dos agricultores, algumas pessoas tiveram que se abrigar em uma mata para se esconder. Os atiradores também teriam incendiado a escola comunitária Paulo Anacleto. Ao todo, 54 famílias de agricultores habitam na localidade, que fica na gleba pública federal Bacajá, uma área com mais de 80 mil hectares criada em 1983.
“A gente tava bem perto da escola, tínhamos acabado de passar, a gente viu a escola pegando fogo, apagamos as luzes e viemos pra cá, e caímos no mato. A gente ouviu os cachorros latindo, e realmente eles vieram aqui, tá cheio de pegadas aqui quando a gente chegou agora de manhã. Passamos a noite toda na casa de outra família, passou um drone por cima da gente. Antes da gente chegar, teve uns tiros aqui perto da fazenda, contamos que foram 15 disparos de cartuchos. Estamos esperando a chegada da polícia que até agora nada”, disse em áudio no WhatsApp uma pesquisadora e desenvolve um trabalho na região.
As polícias Civil, Militar, a Secretaria de Segurança Pública (Segup) e o Ministério Público do Pará (MPPA) foram acionados pela redação integrada de O Liberal. Matéria em atualização.
Fonte: O Liberal