Um revólver calibre 38 que estava sendo transportado em uma embarcação que saiu de Manaus, no Amazonas, foi apreendido durante uma fiscalização no rio Tajapuru, no município de Breves, no Marajó. A apreensão aconteceu no último sábado (04/05), em uma ação da Polícia Militar, Civil e outros órgãos de segurança pública. As buscas no navio também contaram com o apoio de um cão farejador, visando localizar entorpecentes.
A arma foi encontrada em um banheiro masculino, numa bolsa, e os agentes a encaminharam para a Base Integrada Fluvial Antônio Lemos, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Segundo os agentes que participaram da ação, a instalação da base é uma estratégia para a segurança pública, pois fica localizada na via de acesso de transporte de drogas, contrabando, pirataria e crimes ambientais. Desde que foi inaugurada, a unidade já recapturou foragidos da Justiça e apreendeu quantidades expressivas de drogas e armas de fogo.
A base Antônio Lemos reúne os órgãos de segurança pública do Estado, bem como órgãos de fiscalização ambiental e alfandegária, tanto da esfera estadual quanto federal e municipal. A integração entre as forças é o principal diferencial do complexo, que visa monitorar e verificar as atividades desenvolvidas na área fluvial do Pará, em específico nas rotas de embarcações vindas de outros Estados, como Amapá e Amazonas.
Fonte: O Liberal