CONTAGEM REGRESSIVA – Entre os dias 15 a 18 de junho, Belém do Pará, também conhecida como a Cidade das Mangueiras, será o destino anfitrião da 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que acontecerá no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Esta é a primeira vez que a capital paraense recebe a honraria, uma tradição em feiras de turismo nacionais e internacionais. Nos dois últimos anos, a distinção coube a Parauapebas (2021) e Santarém (2022).
“Belém é o mais importante portão de entrada da Amazônia, conhecida pela sua riqueza natural, cultura, hospitalidade e manifestações religiosas, reconhecida internacionalmente pela sua original e autêntica gastronomia”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa.
O evento, que é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), este ano traz como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”. Uma oportunidade de bons negócios no setor do turismo e mostrar as potencialidades do Estado do Pará.
A extensa programação do espaço Cozinha Show vai reunir nomes de destaque do mercado gastronômico paraense e nacional. Nesta edição da FITA, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove o conceito da diversidade, em um trabalho de seleção colaborativo, com mulheres, representatividade negra, chefs do interior do estado e periferias.
O evento vai contar com aulas práticas com o objetivo de demonstrar a riqueza e diversidade dos insumos da Amazônia, a inventividade dos chefs, a autenticidade da gastronomia paraense e a originalidade das criações para água na boca dos presentes.
VITÓRIA DO XINGU BEM REPRESENTADO– Vitória do Xingu terá uma participação especial no evento com o Chef de cozinha Elder Soares que vem se destacando no segmento e ganhou mais notoriedade depois que preparou uma receita de família para receber o blogueiro Rômulo Dias do visiteopará que esteve em Vitória do Xingu para conhecer os pontos turísticos.
A apresentação e o sabor encantaram o famoso influêncer que divulgou nas redes sociais a mesa bem posta e os pratos típicos da gastronomia paraense que são de dar água na boca. A publicação ganhou projeções e chamou a atenção da Secretaria Estadual de Turismo. O cardápio teve de pirarucu no molho do tucupi com farinha de tapioca à pescadinha do Xingu- que é referência na culinária local e segundo o chef é o chamaris de Vitória do Xingu- quem come volta.
O vídeo gravado expondo as delícias da terra repercutiu e Elder foi convidado pela curadoria do Estado do Pará para participar de uma seletiva a fim de mostrar a receita na FITA 2023.
O único participante na Transamazônica e Xingu, Elder vai levar o nome de Vitória do Xingu para o evento e o município terá um estande para mostrar a gastronomia da terra.“O Elder estará representando não só o município, como foi o único chef da região Xingu convidado pela secretaria de Estado, então pra gente é motivo de muita alegria saber que Vitória do Xingu está no topo e está sendo reconhecida pela gastronomia, e filho de Vitória que é o mais importante”, disse Hellen Luana, Secretária de Turismo e Lazer (SETUL) do município.
Unindo cheiros, sabores, e muito talento, o chef de cozinha Elder Soares vai apresentar na Feira Internacional, uma entrada, o prato principal e uma sobremesa. A receita escolhida por ele foi ensinada pela avó e tem uma história de família, sabores, infância e dificuldade. “Creio eu que lá há muito tempo atrás, na necessidade de aumentar aquela alimentação, porque a minha família como todo vitoriense já sabe, é bem farta de gente, então minha vó fazia, e fazia o pirão da farinha de tapioca com o tucupi que é uma coisa que todo mundo gostava com muitos temperos, com muita favaca, com muita chicória, cheiro verde, então é uma explosão de sabor que veio de lá. E minha avó sempre falava: olha meu filho, eu fazia assim, e fazia o peixe salgado, e era muito gostoso com caju. Ela me ensinou tanta receita que quando o Rômulo teve aqui, me veio a ideia de apresentar essa receita e deu certo. Fiz, ele adorou, lançou nas redes sociais, o mundo todo curtiu a receita, me mandou mensagem falando que quer provar, e a FITA veio em um momento muito bom, na hora certa. Creio que muita gente vai provar e vai gostar também”. Contou ele.
Todos os ingredientes usados no preparo dos pratos são da agricultura familiar de Vitória do Xingu e serão levados para a FITA 2023, valorizando o que é produzido no município.
A equipe que irá representar Vitória do Xingu fez uma degustação no início dessa semana. O prato escolhido para ser apresentado na feira é dourado a moda Pirakaia. Quem provou o peixe, aprovou.
Elder está cheio de expectativas para o evento e disse que ficou emocionado com o convite. “Participar da Cozinha Show é um sonho. Quando me ligaram eu fiquei maravilhado e comentei com outras pessoas que trabalham no ramo e recebi muito apoio, estou muito agradecido pelo carinho e incentivo de todos que se colocaram à disposição para somar nesse projeto”, Explicou ele bastante entusiasmado.
Fonte: Portal Quarto Poder News – (com informações de Agência Pará, Thaís Portella da TV Vitória e Setul de Vitória do Xingu/Fotos Setulvtx