A cheia natural do Rio Xingu, na zona rural de Senador José Porfírio, no sudoeste do Pará, atingiu níveis elevados. A água já chegou às portas das casas e, em algumas áreas, invadiu os assoalhos próximos às residências. A situação está cada vez mais crítica, com a água prestes a adentrar as moradias.
Neste ano, a cheia chegou mais cedo à Comunidade de Vila Nova, localizada entre os municípios de Senador José Porfírio e Vitória do Xingu. A situação foi registrada neste final de semana por uma equipe da TV Vitória, afiliada à Record TV, que documentou o impacto da enchente e a crescente preocupação dos moradores.
A vazão das águas, combinada com a influência do Rio Amazonas, resulta no alagamento das ilhas da região. Até o momento, não há informações sobre desabrigados ou desalojados.

A Defesa Civil de Senador José Porfírio segue monitorando a situação em Vila Nova e em outras comunidades próximas, preparando-se para eventuais remoções e a construção de abrigos. A previsão é que a cheia persista até a primeira quinzena de maio.
Fonte: TV Vitória