Começa nesta semana o maior evento climático do interior do Pará

Continua após a publicidade

A partir do dia 17 de setembro, quarta-feira, Altamira se transforma no centro das atenções ambientais do estado ao sediar o ‘I Encontro Altamira Verde e Sustentável – Cidade Viva e Territórios Conectados’, considerado o maior evento climático do interior do Pará. Até o dia 19, o município será palco de discussões essenciais para o futuro da Amazônia.

Em um ano em que o mundo volta seus olhos para a COP30, a iniciativa ganha ainda mais relevância. O encontro reunirá especialistas, gestores públicos, ribeirinhos, indígenas, pesquisadores e a sociedade civil em um espaço de diálogo e construção coletiva.

NotíciasRelacionadas

Com o tema “Do Urbano ao Rural: Reflorestamento, Justiça Climática e o Futuro das Cidades Amazônicas”, o evento discutirá desde práticas de reflorestamento e soluções verdes até estratégias para mitigar os impactos de grandes obras na região. Questões como justiça climática, bem-estar da população e conectividade dos territórios estarão no centro das discussões.

A programação será ampla e diversificada, com painéis temáticos, oficinas de cocriação, debates sobre produção sustentável e justiça climática, além da Feira da Sociobioeconomia e da Sala da Sustentabilidade.

Também haverá espaços de networking para incentivar trocas de experiências e a formação de parcerias estratégicas. Entre os destaques estão os debates sobre soluções verdes e infraestrutura sustentável para cidades resilientes, o futuro dos territórios amazônicos na relação rural-urbano, justiça climática diante de grandes obras, inclusão produtiva, sustentabilidade territorial e as inovações da bioeconomia e da economia circular.

As oficinas de cocriação vão abordar estratégias de reflorestamento e biodiversidade urbana-rural, planejamento participativo e justiça climática, além de conexões entre campo e cidade voltadas para a produção sustentável e a segurança alimentar.

Altamira, o maior município do Brasil em extensão territorial, abre suas portas para o mundo e mostra que desenvolvimento e preservação podem – e precisam – caminhar juntos.

As inscrições para o evento permanecem abertas no link disponível aqui.

O “I Encontro Altamira Verde e Sustentável – Cidade Viva e Territórios Conectados” é uma realização da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma) e conta com o apoio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), do Ministry of Foreign Affairs, da Cooperação Alemă Deutsche Zusammenarbeit, do Confinanciado pela União Europeia, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), da Avalia Soluções e do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Serviço:
I Encontro Altamira Verde e Sustentável – Cidade Viva e Territórios Conectados
Datas: 17 a 19/09 (Quarta a sexta-feira) – Horário: 08h
Local: Centro de Eventos Vilmar Soares
Endereço: Bairro Sudam II, avenida Jader Barbalho, s/n°.

Confira a programação:

17/09 – Quarta-feira
18h: Recepção e Credenciamento
18h30: Mesa de Abertura
18h50: Apresentação Cultural
19h: Palestra Magna – “O Futuro das Cidades Amazônicas: Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável”
20h: Encerramento da Solenidade

18/09 – Quinta-feira
08h – Apresentação da peça teatral “O Segredo da Floresta do Xingu” (Crionças do projeto ‘Aldeias’)
08h30: Painel 1 – “Soluções Verdes e Infraestrutura Sustentável para Cidades Resilientes”
10h: Intervalo – Café e Networking
10h30: Painel 2: “Rural-Urbano e o Futuro dos Territórios Amazônicos”
12h: Almoço livre
14h: Painel 3 – “Justiça Climática, Grandes Obras e o Bem-Estar das Populações Amazônicas”
15h30: Intervalo – Café e Networking
16h: Painel 4 – “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade Territorial na Amazônia”
17h: Painel 5 – “Bioeconomia e Economia Circular – Inovações Sustentáveis para os Territórios Amazônicos”

19/09 – Sexta-feira
08h30: Oficinas de Cocriação
Oficina 1 – “Altamira Verde: Estratégias de Reflorestamento e Biodiversidade Urbana-Rural”
Oficina 2 – “Planejamento Participativo e Justiça Climática”
Oficina 3 – “Conectando Campo e Cidade: Produção Sustentável e Segurança Alimentar”
10h: Café e Networking
10h30: Retomada das discussões nas oficinas
12h: Almoço livre
14h: Apresentação das Propostas Discutidas nos Grupos
15h30: Café e Interações
16h: Produção de cartilha com as principais propostas discutidas no evento
17h: Show de encerramento – Sam Bruno

Fonte: Prefeitura de Altamira/ Ascom

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página