Search
Close this search box.

Comunidade Libanesa no Pará faz campanha de ajuda solidária à população de Beirute

Continua após a publicidade

A comunidade de libaneses e de seus descendentes em Belém e em todo o Pará realiza uma campanha de ajuda solidária para a população de Beirute, capital do Líbano, onde uma explosão no porto da cidade nesta terça-feira, 5, deixou mais de cem mortos e mais de 4 mil pessoas feridas e outras desaparecidas nos escombros.

A campanha está sendo coordenada pelo cônsul honorário do Líbano no Estado do  Pará, Makram Said. Uma conta-corrente foi dispobilizada para arrecadação de recursos para a ajuda.

De acordo com o cônsul, a campanha está sendo realizada entre os descendentes, amigos e pessoas solidárias à causa humanitária,em Beirute.

Makram Said afirma, que felizmente não há notícias de paraenses ou seus parentes no Líbano que foram afetados pelas explosões. Mas, muitos estão materialmente afetados, por isso, a ajuda solidária é fundamental.

A previsão é que ajuda em dinheiro seja enviada até a sexta-feira, 7,ou no máximo na segunda-feira, 10.  O recurso será destinado para os parentes e também para a Cruz Vermelha, que atua no atendimento aos feridos.

Colônia Libanesa no Pará é a maior do Brasil

Segundo o cônsul honorário a colônia de descendentes libaneses no Pará tem cerca de 400 mil pessoas e além de Belém e nordeste do Estado, os libaneses fincaram raízes em todas regiões paraenses. Atualmente, fica atrás apenas da colônia portuguesa e italiana.

Além do Pará, Makram Said afirma que vai expandir de arrecadação à capital do Amazonas, onde ele mantém boa relação comercial e de amizade. “Tudo que pudermos arrecadar será uma grande ajuda.Sabemos que em função da pandemia (da covid-19) a economia está abalada e muita gente mal financeiramente, mas toda ajuda é bem-vinda”, ressalta o cônsul honorário.

Ele conclui, afirmando que a relação do Estado do Pará com o Líbano é muito grande, já que o Estado concentra uma maiores comunidades libanesas do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro.

Além dos laços de sangue e amizade, as relações comerciais do Pará com Líbano são muito grandes, pois o país do oriente médio é um dos principais parceiros de comercialização.  Atualmente, o Pará é o maior exportador de gado vivo para os libaneses, entre outros produtos.

Quem quiser ajudar os libaneses segue a conta-corrente para depósito:

Nome: Aline Abou Ezzeddine 

CPF: 001.008.882-24

 Banco: Nu Pagamentos S.A. (260)

  Agência: 0001

 Conta: 1936761-1

Fonte: Portal Roma News

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *