Dona Leodete Trevisan chegou na região da Transamazônica ainda na década de 70, e se instalou no km 76, faixa da BR-230, entre os municípios de Brasil Novo e Medicilândia, no sudoeste paraense.
Há 10 anos, ela passou a usar os derivados do fruto do cacau para fazer geleias e licores. Nos últimos dias, ela tem redobrado a sua produção para vender no 1º Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Transamazônica – Chocolat Xingu 2022, que vai ser realizado em Altamira.
“Estamos fazendo as geleias, licores, estamos nos preparando para receber bastante gente no nosso stand”, adiantou a produtora.
Como a marca registrada de “Sabor e Arte do Cacau”, dona Leodete vai trazer para vender no Festival os mais diferentes produtos, entre eles geleia de cacau com gengibre, geleia de cacau com pimenta, geleia de cacau com cupuaçu, doce de cupuaçu com castanha, além dos licores de cacau com gengibre, cacau com canela, só cacau e cacau com chocolate.
Luana Trevisan é filha da produtora, ela é uma das que ajuda a mãe a produzir todas essas delícias. Para Luana, o Chocolat Xingu 2022, será uma oportunidade única de apresentar para o restante do mundo, o potencial da região Transamazônica.
“Será uma oportunidade para mostrar o potencial da região que é tão rica, mas pouco valorizada. Nossa expectativa é que o Festival possa gerar mais renda, que é o que gente tá precisando aqui na nossa região”, pontuou Luana Trevisan.
O 1º Festival Internacional do Cacau e do Chocolate da Transamazônica – Chocolat Xingu 2022 – inícia nesta quinta-feira, dia 30 de junho e se estenderá até no domingo, 3 de julho, no estacionamento do Centro de Eventos, que fica no Anel Viário, em Altamira/PA.
A programação reunirá todos os municípios localizados na área de influência da rodovia Transamazônica (BR- 230).
O evento organizado pela Prefeitura de Altamira com apoio do Governo do Estado irá trazer grandes nomes de chefs de cozinha e chocolatiers, exposição de equipamentos agrícolas, palestras, cursos, workshop, atividades para as crianças, além de experiências sensoriais, espaços de alimentação voltados para toda a família.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
Comments 1
Boa tarde, Sr. Wilson Soares !!
Tudo sob controle por aí?!?
Sou João Rainho Jr. e moro em Cuiabá-MT. Vi tua matéria sobre o empreendimento da Família Trevisan, de Medicilândia.
Quero o contato da Sra. Leodete Trevisan, da “Sabor e Arte do Cacau” para fazer pedidos à ela.
Fico no aguardo.
Respeitosamente;
João Rainho Júnior
Telefone de contato (whatsapp): 66 9.8448-2591
E-mail: [email protected]