Os consumidos paraenses estão ansiosos para a chegada da Black Friday no fim do mês de novembro. As promoções são um atrativo quase irresistível, mas os especialistas alertam para os golpes que podem ocorrer neste período.
No comércio de Belém, as lojas estão antecipando as promoções. A estratégia foi necessária diante do cenário de pandemia, para evitar cenas de aglomeração típicas desse período.
As promoções da Black Friday são tentadoras, afinal, quem não gosta de um bom desconto?! Mas é preciso ter cuidado em lojas físicas e na internet, para não cair em golpe.
Segundo o advogado do consumidor Hugo Mercês, a expectativa é que este ano as compras pela internet aumentem, já que por causa da pandemia as pessoas aprenderam a utilizar meios eletrônicos para fazer compras.
Veja como registrar denúncia de fraude na Black Friday:
- Espere os prazos informados pela empresa
- Registre sua queixa nos canais de reclamações e denúncias de cada instituição
- Procure o Procon, Delegacia do Consumidor ou Defensoria Pública
Os endereços para reclamações são os seguintes:
- Procon
Travessa Lomas Valentinas, 1150, Pedreira, Belém
Telefone: (91) 3073-2824 ou pelo 151 - Delegacia Especial do Consumidor (DECON)
Rua Avertano Rocha, 417. Batista Campos, Belém
Telefone: (91) 3212-2022 - Defensoria Pública
Travessa Padre Prudência, 154 (3º Andar), Campina, Belém
Telefone: (91) 3201-2712 / 2697 / 2713 - Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor
Rua Ângelo Custódio, 36, Cidade Velha, Belém
Telefone: (91) 4008-0416 / 0501 / 0400 - Juizado Especial do Consumidor
Travessa Dom Romualdo de Seixas, 1278, Umarizal, Belém
Telefone: (91) 3230-3136.
Os números de crimes praticados na internet diminuíram em relação ao ano passado, mas continuam elevados. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, no ano passado, de janeiro a outubro, foram registrados 1.284 casos de estelionatos praticados na internet no estado. Este ano, no mesmo período, foram contabilizadas 1.147 ocorrências.
Fonte: G1 Pará