Crianças e adolescentes dos cinco novos bairros de Altamira, no sudoeste do Pará, participaram ao longo desta semana, no Centro de Convivência da Juventude, da disputa pelo título da Copa Futebol Social. Os jovens atletas participam da ação Futebol Social, que integra o Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social desenvolvido na região pela Norte Energia, empresa privada e concessionária da UHE Belo Monte. O torneio, que termina nesta sexta-feira (26), marca o encerramento das atividades de 2021.
Divididos nas categorias Sub-10, Sub-13 e Sub-17, os times dos bairros Água Azul, Casa Nova, Jatobá, Laranjeiras e São Joaquim disputaram entre si para definir os campeões da Copa Futebol Social. O aluno Luiz Fernando, de 10 anos, morador do bairro Jatobá, estava na expectativa do início do torneio para aplicar o que aprendeu nas aulas do projeto. “A gente treina, faz educação física e fica melhor. Estamos preparados. Espero jogar bem”, comentou.
Moradora do bairro Laranjeiras, Gleiciane Damasceno fez questão de acompanhar a Copa Futebol Social para ver a participação do filho, Enzo Gabriel. “É uma emoção e orgulho que não tem explicação. Há muito tempo ele vinha pedindo para praticar futebol e, para mim, participar desse momento da vida dele é muito bom. A Norte Energia tem um papel importante para o desenvolvimento do bairro, pois traz ações que tiram as crianças das ruas”, afirmou.
As atividades do projeto são desenvolvidas em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). “A gente recebe muitos depoimentos de pais que percebem a mudança de comportamento em seus filhos. A presença da Norte Energia tem sido fundamental para estes bairros”, declarou a gerente do SESI Altamira, Iracy Mello.
O embaixador do Belo Monte Comunidade, o velejador, medalhista olímpico e campeão mundial, Lars Grael, acompanhou a realização da Copa Futebol Social. “É uma grande confraternização do projeto que começou em 2019 e agora volta com força total. Muito mais que um projeto esportivo, ele é voltado à formação de valores, educação e comportamento. Tenho a certeza de que teremos a continuidade nos próximos anos”, afirmou.
As atividades presenciais do Futebol Social foram retomadas gradativamente no mês de maio, seguindo as medidas de prevenção – como o uso obrigatório de máscaras por parte de alunos e instrutores, aferição de temperatura e uso de álcool em gel 70%. A ação desportiva conta com treinamentos nas quadras dos próprios bairros, duas vezes por semana. O gerente de Sustentabilidade da Norte Energia, Bruno Bahiana, ressaltou que, com a atividade, a empresa cumpre o seu papel social junto à população local. “É uma ferramenta de transformação social para os jovens de Altamira. Uma atividade importantíssima, já que o esporte é uma forma de direcioná-los a um futuro melhor”, comentou.