A dentista Marcela Monice, de 33 anos, foi vítima de um golpe virtual, em Belém. Na segunda-feira (6), Marcela teve seu celular hackeado e perdeu todas as funções de suas redes sociais e acesso a banco. Os criminosos utilizaram a rede social da dentista para aplicar golpes de serviços odontológicos e venda de aparelhos eletrônicos abaixo do valor de mercado. O prejuízo foi calculado em mais de R$ 50 mil.
“Quando cheguei em casa percebi que o meu celular estava sem serviço. Fiquei sem serviço de umas 19h30 até 21h50, foi quando eles começaram a agir”, contou a dentista.
De acordo com o relato, os criminosos teriam conseguido fazer a portabilidade do chip do celular da Marcela. Desta forma, eles tiveram acesso a todos os serviços pelos aplicativos de celular redefinindo as senhas.
“Meus aplicativos, como e-mail e Instagram, têm segurança em duas etapas. Como eles tinham clonado o meu número, todas as mensagens de texto com os códigos de verificação eram mandados para o aparelho deles. Assim eles tiveram acesso ao meu e-mail, Instagram e até a minha conta do pagseguro, da máquina de cartão do consultório, contou Marcela.
Operacionalizando a rede social da dentista, os golpistas passaram a oferecer serviços odontológicos a preços muito abaixo do que usualmente seria cobrado pela profissional. Cerca de 20 pessoas caíram no golpe e realizaram transferência via PIX para a conta administrada pelos criminosos. Detalhe: a conta também estava no nome da Marcela Monice.
“Com o desenrolar dos fatos, acabei descobrindo que eles criaram uma conta digital com os meus dados, meu CPF. Depois criaram um PIX com o meu nome e assim recebiam o dinheiro das vítimas do golpe”, explicou.
Marcela Monice precisou criar um novo perfil na rede social e agora tenta recuperar seus mais de 11 mil usuários e pacientes, que acompanhavam e interagiam com a dentista pelas redes.
A vítima registrou o boletim de ocorrência e o caso será investigado pela Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Civil.
Dentista Marcela Monice divulga novo perfil depois de ter conta hackeada por criminosos. — Foto: Divulgação
Criminoso se passou por gerente de banco
Com o golpe em curso, Marcela Monice recebeu ligação de uma mulher que se passava por gerente do banco e que como a conta do aplicativo estava bloqueada, a vítima precisaria ir até um autoatendimento para liberar o aparelho celular para voltar a ter autonomia de acesso. No entanto, o aparelho que seria autorizado seria o do criminoso e não o dela.
“Eles iam me fazer ir ao caixa eletrônico, me ajudar no passo a passo para autorizar o meu aplicativo, mas na verdade eu não estaria autorizando o meu, e sim o deles”, explicou.
“O que mais me dói é estarem usando o meu nome para fazerem mal para os outros. Muitas pessoas caíram no golpe porque confiam em mim, me seguem há muito tempo. Isso é o pior de tudo”, desabafou Marcela Monice.
Fonte: G1 Pará