Search
Close this search box.

Devotos se despedem do Círio 2018 com a romaria do Recírio

Continua após a publicidade

Depois de 15 dias de missas, procissões, shows e homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, chega ao fim a festividade em Belém. Nesta segunda-feira (29) foi realizada a última das 12 romarias do Círio de Nazaré, o Recírio.

A procissão começou às 7h20, logo após a realização de uma missa campal na Praça Santuário. Antes da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré retornou ao Glória no altar da Basílica, por volta de 5h30 da manhã. Durante a festividade, a imagem ficou mais perto dos fiéis.

No domingo (28) ocorreu o encerramento da Festa de Nazaré. Na ocasião, foi anunciado o tema do Círio 2019: “Maria, mãe da igreja”.

Recírio

Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré foi conduzida por aproximadamente 700 metros, o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos seguem o andor com a Imagem da Virgem pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, seguindo pela travessa Generalíssimo Deodoro, avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à capela do colégio Gentil Bittencourt.

A primeira procissão do Recírio ocorreu no ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da imagem para a capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Atualmente, após a missa no Altar Monumento, leva-se a Imagem para a capela do Colégio Gentil Bittencourt.

O final da última procissão foi marcado pelo aceno dos lenços brancos e pela oração em grupo da Guarda de Nazaré, nas escadarias do Colégio Gentil.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *