Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente, não vão comparecer à cerimônia do presidente Lula (PT) sobre os três anos do 8 de Janeiro, prevista para ocorrer na próxima quinta-feira (8/1).
A informação foi confirmada pelo R7 Planalto por meio das assessorias dos parlamentares. Eles alegam outros compromissos na agenda como justificativa para faltar ao evento.
No entanto, pode ter influenciado a decisão de Motta e Alcolumbre a expectativa de que Lula vete, durante o ato, o projeto de lei que modula as penas dos envolvidos no 8 de Janeiro, conhecido como PL da Dosimetria. O texto foi aprovado por ampla maioria no Congresso no fim de 2025, contra a vontade do presidente da República.
A oposição pressiona Alcolumbre para que ele marque uma sessão no Congresso e paute o projeto, caso Lula o vete. Mas não há previsão para que isso ocorra, principalmente porque o recesso parlamentar só termina no início de fevereiro.
As ausências lembram atitudes semelhantes dos antecessores dos presidentes das Casas: o deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) faltaram, no ano passado, à cerimônia referente ao 8 de Janeiro. Pacheco chegou a ir ao evento em 2024, mas Lira nunca marcou presença.
Fonte: R7 Notícias






















