A entrega de mais 1.500 testes rápidos ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) pela empreendedora da usina Belo Monte, aconteceu nesta última segunda-feira, 10 de agosto.
De acordo com dados da empresa Norte Energia que fez a doação, até o momento já foram entregues cerca de 2.500 testes rápidos, quatro veículos, vários equipamentos de proteção individual como máscaras descartáveis e álcool em gel 70% e luvas, além de 1.500 cestas básicas à Fundação Nacional do Índio (Funai) para distribuição às comunidades indígenas, localizadas na área de influência da Usina.
A iniciativa dessas doações tem como objetivo reforçar a estrutura de saúde para detecção da doença entre os indígenas aldeados na região do Médio Xingu.
Para o responsável pela divisão da Atenção à Saúde Indígena do DSEI, Alzirio Lino Couto, essas doações são importantes para garantir a segurança dos aldeados. “A partir da identificação, a gente intensifica o trabalho nas aldeias para conscientizar os indígenas sobre a importância do isolamento e proceder com os tratamentos necessários”, explica o chefe da divisão.
A Voz do Xingu com informações da Assessoria de Imprensa da Norte Energia