Search
Close this search box.

É São João! Veja curiosidades sobre a festa mais animada do Brasil

Continua após a publicidade

Neste sábado, 24, é comemorado o dia de São João, e em alusão à data separamos algumas curiosidades sobre a festa. Confira:

A festa junina teve origem na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares: Santo António, São Pedro e São João. A tradição chegou ao Brasil por meio dos portugueses e incorporadas aos costumes dos indígenas e, depois, dos afrobrasileiros. Outros países europeus cristianizados, dos quais partiram migrantes rumo ao Brasil, também teriam tido participação na adoção dessas festividades pelo brasileiro.

A fogueira de São João

São João foi primo de segundo grau de Jesus. Ele ainda estava na barriga da mãe, Isabel, quando esta prometeu à prima, Maria, avisá-la assim que ele nascesse. Na noite em que deu à luz São João, ergueu um mastro em frente a sua casa, iluminando-o com uma grande fogueira. Daí surgiu o costume de acender uma fogueira durante a festa junina.

Quadrilha, homenagem aos santos juninos

A quadrilha tem suas origens na dança de salão francesa em voga entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. Passou a ser dançada ao ar livre, nas festas juninas, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro, para agaradecer as boas colheitas na roça.

A brincadeira do pau-de-sebo

Diferente do utilizado para os santos juninos, o pau-de-sebo é um mastro de madeira envernizada de cerca de cinco metros de altura. Seu preparo é feito com muito cuidado. Primeiro se tiram todos os nódulos da madeira para que ele seja lixado, e só então é passado o sebo de boi ou cera. A brincadeira consiste em tentativas de subir ao topo e garantir prendas.

Balões e fogos de artifício

O uso de balões são um costume trazido pelos portugueses para o Brasil. No nosso país, ele está relacionado com o uso tradicional da fogueira e dos seus efeitos visuais. De cinco a sete balões eram soltos para avisar que a festança estava para começar. Os fogos de artifício, por sua vez, servem para despertar São João Batista, de acordo com a tradição popular.

Tradicional banho de São João

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional abriu processo para registrar o banho de São João como bem cultural imaterial nacional. No último dia da festa de São João, em Corumbá, moradores e devotos do santo descem até o Porto Geral do município com a imagem em mãos para banhá-la no Rio Paraguai.

Com informações do Portal Terra.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *