É São João! Veja curiosidades sobre a festa mais animada do Brasil

Continua após a publicidade

Neste sábado, 24, é comemorado o dia de São João, e em alusão à data separamos algumas curiosidades sobre a festa. Confira:

A festa junina teve origem na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares: Santo António, São Pedro e São João. A tradição chegou ao Brasil por meio dos portugueses e incorporadas aos costumes dos indígenas e, depois, dos afrobrasileiros. Outros países europeus cristianizados, dos quais partiram migrantes rumo ao Brasil, também teriam tido participação na adoção dessas festividades pelo brasileiro.

NotíciasRelacionadas

A fogueira de São João

São João foi primo de segundo grau de Jesus. Ele ainda estava na barriga da mãe, Isabel, quando esta prometeu à prima, Maria, avisá-la assim que ele nascesse. Na noite em que deu à luz São João, ergueu um mastro em frente a sua casa, iluminando-o com uma grande fogueira. Daí surgiu o costume de acender uma fogueira durante a festa junina.

Quadrilha, homenagem aos santos juninos

A quadrilha tem suas origens na dança de salão francesa em voga entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. Passou a ser dançada ao ar livre, nas festas juninas, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro, para agaradecer as boas colheitas na roça.

A brincadeira do pau-de-sebo

Diferente do utilizado para os santos juninos, o pau-de-sebo é um mastro de madeira envernizada de cerca de cinco metros de altura. Seu preparo é feito com muito cuidado. Primeiro se tiram todos os nódulos da madeira para que ele seja lixado, e só então é passado o sebo de boi ou cera. A brincadeira consiste em tentativas de subir ao topo e garantir prendas.

Balões e fogos de artifício

O uso de balões são um costume trazido pelos portugueses para o Brasil. No nosso país, ele está relacionado com o uso tradicional da fogueira e dos seus efeitos visuais. De cinco a sete balões eram soltos para avisar que a festança estava para começar. Os fogos de artifício, por sua vez, servem para despertar São João Batista, de acordo com a tradição popular.

Tradicional banho de São João

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional abriu processo para registrar o banho de São João como bem cultural imaterial nacional. No último dia da festa de São João, em Corumbá, moradores e devotos do santo descem até o Porto Geral do município com a imagem em mãos para banhá-la no Rio Paraguai.

Com informações do Portal Terra.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página