Menu

Falta de chuva: mais cinco cidades do Pará entram em situação de emergência por causa da seca

A Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em Baião, Itupiranga, Ourilândia do Norte, Santa Luzia do Pará e São Sebastião da Boa Vista. No total, 36 cidades do Pará estão em risco devido à seca.

Carros-pipas devem abastecer cidades afetadas pela estiagem — Foto: Saneacre
Carros-pipas devem abastecer cidades afetadas pela estiagem — Foto: Saneacre
Continua após a publicidade

A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta sexta-feira (19) a situação de emergência em cinco cidades do Pará que enfrentam a estiagem: Baião, Itupiranga, Ourilândia do Norte, Santa Luzia do Pará e São Sebastião da Boa Vista. No total, 36 cidades do Pará estão em situação de emergência devido à seca.

Com o reconhecimento, as cidades estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, para atendimento à população afetada. Os recursos serão usados, por exemplo, na compra de cestas básicas, água potável e no aluguel de caminhões-pipa.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Além de socorro e assistência às vítimas, os repasses podem ser utilizados para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestruturas ou moradias destruídas ou danificadas por desastres.

Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

As informações são do G1 Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.