Paulo Santos é agricultor familiar do travessão da Firma, zona rural de Altamira. Proprietário de uma granja, ele utiliza produtos biodegradáveis como urucum e outros para produzir a ração dos animais. “O nosso produto, que é o frango da Aves Xingu, um frango semiorgânico, tratado e alimentado da forma mais natural possível. Chega aqui um produto semiorgânico para o consumidor.”

Paulo é agricultor familiar do Travessão da Firma, zona rural de Altamira. Foto: Mateus Luz – Ascom/PMA.
O agricultor familiar é um dos dezenas de agricultores familiares de Altamira e região, que tiveram a oportunidade de expor seus produtos, durante a realização da II Feira da Agricultura Familiar, que aconteceu na sexta-feira, 13 de junho, em frente ao Campus Altamira, da Universidade Federal do Pará.
“A gente vê essa feira como um incentivo para nós, como produtores rurais, como agricultores da agricultura familiar, para divulgar o nosso produto. Afinal, é esse meio de comunicação, essas feirinhas com o pessoal aqui da universidade que estão trabalhando, estudando, para divulgar esse nosso produto, para que a gente possa vir a chegar até aqui e apresentar um produto com qualidade natural”, afirmou Paulo.
No evento, produtores expuseram produtos como limão, abóbora, macaxeira, pamonha, bolos, salgados, ovos, sobremesas, roupas e outros produtos.

Consumidores aproveitaram a realização da feira. Foto: Mateus Luz – Ascom/PMA.
“O objetivo dessa feira é que a gente estreite o laço entre o produtor rural, a universidade e as entidades. A gente trabalha com esse intuito, de melhorar a vida daquele que produz alimento, que coloca alimento na mesa da pessoa na cidade. O produtor traz o produto para as pessoas que chegam. É uma forma deles fazerem uma venda direta. E com isso ele agrega valor ao produto dele, fica conhecido, ele cria uma identidade, daqui a pouco quem sabe ele consegue criar uma marca, inclusive, conseguir colocar na prateleira dos supermercados”, destaca Salim Jacaúna, professor da UFPA.
A II Feira da Agricultura Familiar é uma realização da Universidade Federal do Pará e conta com o apoio da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Emater.
“Essa já é a segunda edição, e isso vai se tornar uma rotina. Essa parceria muito bem construída, agradecer aqui à UFPA, agradecer à Prefeitura de Altamira, por poder estar proporcionando que nós possamos ter esse entrosamento e pode aguardar que estamos com ótimos planos aí para o produtor rural aqui de Altamira”, afirmou Sérgio Mota, secretário de Agricultura.
Texto: Antonio Luiz Ferreira
Fotos: Mateus Luz
Ascom/PMA























