Search
Close this search box.

Fenômeno de ‘super nuvem’ em forma de onda chama atenção de moradores em Juruti

Conhecido como 'shelf cloud', fenômeno aconteceu nesta quarta-feira (21).

Foto: Divugação
Foto: Divugação
Continua após a publicidade

“A previsão do tempo diz que o céu fechou”, já dizia Pabllo Vittar. E foi com o céu fechado que moradores de Juruti, no oeste do Pará, foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (21) pelo fenômeno “shelf cloud”, formado por uma super nuvem em forma de onda.

A aparição da nuvem “shelf cloud” é grandiosa e rápida. O tempo abriu pouco mais de 30 minutos depois, mas foi suficiente para que as pessoas registrassem o fenômeno e compartilhassem nas redes sociais.

O fenômeno foi acompanhado de ventos fortes, mas a chuva caiu de maneira leve. Pela grandiosidade, o fenômeno foi registrado de vários ângulos da cidade.

Essa não foi a primeira vez que o fenômeno aconteceu em Juruti. Em junho de 2018, evento semelhante foi registrado pelos moradores.

O que é a “Shelf cloud”?

Quem vê pela primeira vez se assusta. É grande, volumosa e sempre precede tempestades. A formação, também conhecida como “nuvem prateleira”, se dá quando o ar frio desce de dentro da nuvem e segue em direção ao solo, se espalhando próxima a superfície.

Esse tipo de nuvem é geralmente curvo ou semicircular e possui várias “camadas” na direção horizontal, que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio.

Segundo especialistas, ela pode acontecer de duas formas: unicelular, que é uma única nuvem que se desenvolve e tem seus estágios de formação ou multicelular, que são aquelas linhas de nuvens que podem ser vistas no horizonte em dias de verão.

Fonte: G1 Santarém

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *