A terceira edição da Festa Literária Internacional do Xingu (III Flix), que ocorre em Altamira, sudoeste do Pará, foi adiada para o período de 21 a 24 de abril de 2021.
Para manter a programação com vários espaços culturais que integram o circuito do evento na cidade de Altamira, a coordenação do festival resolveu adiar o evento para evitar a propagação da covid-19, e manter na sua programação a estrutura do evento como ele costuma acontecer, com espaços culturais abertos ao público e muita troca de conhecimento.
“Em suas edições a Flix tem proporcionado um espaço artístico, cultural e socioambiental para a produção literária amazônica, para as narrativas orais indígenas do Xingu, as expressões identitárias e sua inter-relação com a diversidade cultural brasileira; queremos repetir tudo isso em 2021”, afirma a idealizadora da Flix, professora Maria Ivonete Coutinho, a Netinha.
Ainda neste ano, acontecerão eventos ligados ao festival, para debater o “novo normal” e alguns assuntos que circulam o tema do evento. No próximo dia 20, às 19h, ocorrerá a live “Festas literárias: Tempo presente, tempo futuro!”, com a presença da secretária Estadual de Cultura, Úrsula Vidal, do diretor de Leitura e Informação da Fundação Cultural do Pará, Guilherme Relvas, da representante da Secretaria de Cultura de Santarém, Maria Lídia Aires e do secretário de Cultura de Marabá, José Scherer.
Nesta edição do Flix, o homenageado será o bispo emérito do Xingu e escritor Dom Erwin Krautler. Vários artistas renomados de âmbito nacional e internacional já estão confirmados para o evento, que tem programação para todos os públicos, com mesas, oficinas, rodas de conversa, debate, lançamento de livros, feira da cultura alimentar, e ainda muitos shows artísticos e culturais.
Foto: Solenidade de abertura da II Flix, em 2019, no Centro de Eventos de Altamira – Crédito: Davi Alves
Fonte: Comissão de Divulgação da III FLIX