Altamira se prepara para a 101ª Festividade de São Sebastião, padroeiro da cidade. A festa, que promete momentos de devoção, solidariedade e cultura, é promovida pela Diocese do Xingu e Igreja Matriz com o apoio da Prefeitura de Altamira.
A festividade vem com uma programação diversificada que abrangerá atividades como campanhas de arrecadação de alimentos, novenário, doação de sangue, noite cultural e o ponto alto da festa, que é a celebração do Dia de Padroeiro.
A 101ª edição da festa do padroeiro traz como tema central “São Sebastião, exemplo de fé a serviço da vida,” um tema que nos convida a refletir sobre a nossa fé no Evangelho de Jesus Cristo e que nos convoca a doarmos nossa vida a serviço dos nossos irmãos e irmãs que estão à margem da sociedade. E nos traz como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, o mesmo lema da Campanha da Fraternidade do ano de 2024, que vem nos dizer que somos um só povo e devemos como tal, deixar nossas diferenças de lado e caminharmos juntos em busca do reino dos céus.
A programação inclui:
* Campanha de Arrecadação de Alimentos (08/01 a 20/01): Durante duas semanas, a comunidade é convidada a contribuir com a Campanha de Arrecadação de Alimentos em benefício da Casa Divina Providência. As doações podem ser entregues em horário comercial na secretaria da Catedral, e também nas noites de novena na Igreja.
* Novenário (11/01 a 19/01, às 19h30): Será realizado na Catedral Diocesana do Xingu, proporcionando, todas essas noites, momentos de oração e reflexão.
* Campanha de doação de sangue (13/01 – Sábado, às 8h): Uma oportunidade para a comunidade demonstrar solidariedade por meio de doação no Hemopa de Altamira.
* Noite cultural (13 e 14/01 às 20h): O Salão São Sebastião será o palco de apresentações culturais, destacando os talentos locais.
* Dia de Padroeiro (20/01):
06h30: Caminhada de São Sebastião
08h / 12h / 15h: Santa Missa
17h: Procissão
18h: Missa Campal
20h: Arraial do Padroeiro
* Subida da Imagem (25/01 às 19h30): A Imagem de São Sebastião será reposta ao seu altar de origem, durante cerimônia especial na Catedral Diocesana de Xingu.
SÃO SEBASTIÃO:
São Sebastião foi um mártir dos primeiros séculos da igreja cristã, por professar e não renegar sua fé em Cristo. Sebastião nasceu em Narbona, na França, no ano de 256 da Era Cristã. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, cidade de sua mãe. Alistou-se no exército de Roma e tornou-se o soldado predileto do imperador Diocleciano. Conquistou o posto de comandante da Guarda Pretoriana. Secretamente, Sebastião converteu-se ao cristianismo e valendo-se do alto posto militar, fazia visitas frequentes aos cristãos presos que aguardavam para serem levados para o Coliseu, onde seriam devorados pelos leões, ou mortos em lutas com os gladiadores. Com palavras de ânimo e consolo, fazia os prisioneiros acreditarem que seriam salvos da vida após a morte, segundo os princípios do cristianismo. São Sebastião foi um soldado de cristo que lutou pela vida, pelo amor e pela unidade entre as pessoas.
CASA DIVINA PROVIDÊNCIA
Em 1984 Altamira ganha sua primeira casa de acolhimento de pessoas da região Transamazônica, que vinham de suas cidades em busca de tratamento médico. A fundadora da Casa foi Irmã Serafina, uma freira que também era enfermeira e ajudava os enfermos que chegavam a Altamira em busca de ajuda médica. A grande obra missionária da religiosa culminou na fundação da Casa da Divina Providência, que até os dias de hoje é um dos mais importantes projetos sociais da Igreja do Xingu. Na Instituição são acolhidos enfermos e grávidas que chegam de diversos lugares da zona rural e da extensa Transamazônica. Além de receberem acolhida pelos dias que permanecerem na cidade, essas pessoas têm apoio, orientações e alimentação, o básico que faz parte do acolhimento cristão.
A Festividade de São Sebastião visa fortalecer laços comunitários, promover a solidariedade e celebrar a devoção religiosa.
SERVIÇO:
Festividade de São Sebastião 2024
Local: Diversos locais em Altamira
Data: 08/01 a 25/01