A partir deste mês, 50 crianças e adolescentes do bairro Tavaquara, em Altamira, passam a ser beneficiados com o Futebol Social, uma iniciativa da Norte Energia que alia a prática do esporte considerado paixão nacional a atividades que promovem saúde, educação, disciplina e lazer para meninos e meninas de 7 a 17 anos. O lançamento do projeto aconteceu na quadra de esportes do bairro, onde os novos alunos receberam os kits com chuteira, meião e camisa que serão utilizados nas práticas esportivas. O evento teve a participação de lideranças locais, pais de alunos e da cantora paraense Joelma Kláudia.
Promovido pelo Belo Monte Comunidade – projeto de responsabilidade social da Norte Energia – em parceria com o Sesi Altamira, o Futebol Social oferecerá aulas semanais no contraturno escolar, que acontecerão na quadra de esportes do Tavaquara, com turmas divididas nas categorias sub-10 (7 a 10 anos), sub-13 (11 a 13 anos) e sub-17 (14 a 17 anos).
Empolgada com a chegada do projeto ao bairro, a merendeira Rosângela Dias, matriculou o neto Samuel Curuaia, de 10 anos, pois acredita na importância do esporte na vida dos pequenos. “Foi muito bom o projeto ter vindo para cá. Para nós, mães, é muito bom porque assim ocupa essas crianças. Eles gostam muito tanto que no dia do futebol parece que eles não dormem, querem que chegue a manhã para vir jogar bola”, disse.
A aluna Any Dariely, de 13 anos, contou que aguardava ansiosa pelo início das atividades. “Estou gostando e o que mais nós esperávamos era esse projeto. Eu me sinto muito feliz, é uma coisa que melhora o dia da gente”, afirmou.
O Futebol Social promove a inclusão social e esportiva de jovens do entorno da Usina Hidrelétrica Belo Monte desde 2020, atendendo hoje mais de 900 alunos nos seis bairros construídos pela Norte Energia em Altamira, das comunidades de Belo Monte, no município de Vitória do Xingu e de Belo Monte do Pontal, em Anapu, além de Ressaca e Ilha da Fazenda, em Senador José Porfírio. As aulas de iniciação ao futebol são gratuitas e, para participar, crianças e adolescentes devem estar, obrigatoriamente, matriculados na rede pública de ensino e frequentando as aulas.
Thomás Sottili, gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia, explica que a ampliação para o Tavaquara tem o objetivo de levar à comunidade os benefícios já constatados nas demais localidades atendidas. “A gente já consegue perceber a importância do esporte na melhoria do ensino, na concentração da educação, no respeito aos pais, aos professores, aos seus colegas, reconhecer as derrotas, poder vivenciar suas vitórias também. Estar aqui hoje, trazendo esse grande projeto que é o Futebol Social para mais um bairro nos deixa muito satisfeitos“, destaca Sottili.
Embaixadora do projeto Belo Monte Comunidade, Joelma Kláudia, que é natural da região do Xingu, aproveitou para ressaltar aos jovens e aos pais o quanto o esporte tem poder transformador. “O projeto agrega família, aproxima as pessoas fazendo com que elas se comuniquem melhor e isso vai fazer com que esses jovens rendam mais na escola. Eu estou muito feliz em perceber que a comunidade tem representantes, lideranças, professores, pais e mães envolvidos para que esse projeto seja um sucesso”, concluiu.
Belo Monte Comunidade
Realizado pela Norte Energia, o projeto de responsabilidade social Belo Monte Comunidade contribui com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região do empreendimento, oferecendo ações de cidadania, saúde preventiva, educação, educação ambiental, arte, cultura, esporte, inclusão digital, voluntariado e geração de trabalho e renda, criando oportunidades e desenvolvimento socioeconômico para a população do Médio Xingu.