O Hospital Regional Público da Transamazônica, instalado em Altamira, no sudoeste do Pará, que é referência no atendimento a pacientes acometidos pela doença na região Xingu, agora conta com dois respiradores de transporte.
Os equipamentos modernos e fundamentais para o atendimento de pacientes com Covid-19 foram doados pela Norte Energia ao 10º Centro Regional de Saúde, na manhã desta sexta-feira, 5 de junho. Além dos equipamentos, um treinamento sobre a utilização do material também foi adquirido pela empresa e será ofertado aos profissionais de saúde.
De acordo com Iraldo Florêncio, diretor adjunto da Sespa Altamira, essa doação é fundamental para garantir a agilidade no atendimento à população. “O Hospital não contava com esse tipo de respirador, que por ser móvel, é fundamental no deslocamento de pacientes graves de Covid-19 entre ambulâncias e até mesmo entre os leitos da Unidade”, explicou o gestor.
O Hospital Regional é hoje referência para os mais de 400 mil habitantes que vivem nos nove municípios que fazem parte da Região de Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu). A unidade hospitalar é a única da região capacitada para atender a pacientes em estado moderado e grave de covid-19, além de ser o hospital retaguarda para atendimento de média e alta complexidade.
Por: Wilson Soares – A Voz do Xingu com informações da Assessoria de Imprensa da NESA.