O Corpo de Bombeiros Militar do Pará emitiu, nesta quarta-feira, 31, o laudo da perícia sobre as causas do incêndio no Espaço Pérola do Tapajós, antigo hospital de campanha em Santarém, no oeste do Pará. Com base no depoimento de duas testemunhas, a perícia concluiu que o incêndio foi causado pela ação humana. O espaço fica localizado no Parque da Cidade e foi consumido pelo fogo no dia 16 de maio.
A investigação iniciada pela Polícia Civil segue e considera os resultados da perícia, o inquérito busca identificar os autores do incêndio e apurar os motivos.
Segundo o relatório da perícia, as testemunhas afirmam que dois homens que se encontravam ao lado do local do galpão, entre 1ª e a 5ª colunas de sustentação, atearam fogo em uma pilha de pneus.
A perícia também descartou a hipótese de que o fogo tenha sido provocado por combustão espontânea, reação por oxidação, processos eletrodinâmicos e eletroestáticos, aumento de temperatura e eventos meteorológicos.
Incêndio
O incêndio começou por volta das 17h da tarde, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM-PA) foi acionado para atender o ocorrido e dois caminhões foram deslocados para o local. Imagens divulgas nas redes sociais, mostram várias pessoas tentando retirar alguns objetos do local.
No espaço, funcionava o antigo hospital de campanha que era utilizado para atender pacientes da covid-19. E segundo o prefeito, agora, o local era utilizado como um galpão onde guardava mobílias e outros objetos.
Fonte: Roma News