Search
Close this search box.

Indígenas restringem entradas nas aldeias como forma de prevenção ao coronavírus

Continua após a publicidade

A preocupação com a pandemia do novo coronavírus chegou também nas aldeias indígenas do Pará. O principal objetivo é evitar a entrada do vírus nessas comunidades, e para isso algumas ações estão sendo realizadas.

Os Distritos Sanitários Especial Indígenas (DSEI), são unidades de responsabilidade sanitária federal correspondentes a uma ou mais terras indígenas, e as ações de prevenção e combate a epidemias nas comunidades indígenas se concentram nessas unidades.

No Pará, o DSEI de Itaituba, que de abrange quatro municípios entre eles Jacareacanga, concentra a maior parte da população indígena do estado, assim como a região do Tapajós.

Segundo assessor indígena dessas regiões, Sindomar Waru, as ações nas aldeias acontecem de forma dinâmica e objetiva, com grande participação das lideranças, que também atuam como um braço forte nas atividades do DSEIs.

A entrada e saída das aldeias agora é restrita, até mesmo para indígenas das próprias aldeias que não vivem no território.

Produção e distribuição de álcool em gel também é uma das ações realizadas. Além disso, caciques e pajés preparam poções e armazenam, para usarem como medicamento de prevenção a um eventual contágio.

A meta prioritária das ações conjuntas entre os distritos sanitários e os próprios indígenas, é evitar, a qualquer custo, a introdução do vírus nas aldeias.

Fonte: giroportal

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *