Ocupando o terceiro lugar no ranking com os melhores desempenhos da imunização contra a Covid-19 no Pará, o município de Altamira, que de acordo com o IBGE possui uma população estimada em 115.969 habitantes, já imunizou até o dia 18 de maio, 24.567 pessoas. O ranking leva em consideração o total de doses de vacinas recebidas e aplicadas.
A vacinação que iniciou no município em janeiro deste ano, e segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), já vacinou os trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados, forças de segurança e salvamento e segue imunizando os idosos com 60 ou mais.
“A gente monta várias estratégias para conseguir isso, vale ressaltar que não é só a questão da quantidade de vacinados, mas a questão do sistema que precisa ser alimentado, não é fácil e precisa ter muito cuidado. No início tivemos dificuldades por ser novo, mas estamos nos organizando para seguir em frente”, declarou Jocilane Gomes, coordenadora do setor de imunização da Sesma.
Outro grupo que já começou a receber a imunização desde o dia 27 de abril foi o de comorbidades, inicialmente de 55 a 59 anos. E, a partir do dia 28 de abril foi liberada a imunização para gestantes e puérperas com comorbidades a partir dos 18 anos. Com o avanço da vacinação e a chegada de novas doses, foi possível iniciar a partir do dia 11 de maio, a imunização de comorbidades a partir dos 53 anos e, desde a última segunda (17), a idade para as comorbidades baixou para os 50 anos.
“A gente segue uma estratificação populacional que já vem direto do ministério da saúde, a gente nunca sabe qual vacina que vem, pra quem e quantas vem; geralmente é um dia antes que nos é comunicado essa vacina que tá chegando pra gente e a partir disso que a gente monta nossa estratégia. Estamos buscando e apelando para que chegue mais vacina e a gente consiga aumentar o número de imunizados”, afirmou a coordenadora do setor de imunização da Sesma.
Antônio Vidal de 63 anos e a esposa dona Iraci Vidal de 61 anos, receberam juntos a primeira dose da vacina em Altamira. “Muito bom o atendimento, muito rápido, tô vacinado e agora liberado”, declarou o idoso. Já a idosa estava contente com a imunização e afirmou que “fui atendida muito bem e todos muito prestativos”.
O prefeito de Altamira parabenizou os profissionais da área da saúde no trabalho dedicado a salvar vidas. E ressaltou que dentre os 144 municípios do estado do Pará, o fato de Altamira estar no terceiro lugar dos que vacinaram, é importante pois mostra que a união de esforços na luta e prevenção para que todos tenham vida, está dando resultado.
Fonte: Ascom/PMA