Por Wilson Soares – A Voz do Xingu
O II Seminário de Alta Produtividade do Cacau do Estado do Pará realizado na última sexta-feira, (29 de abril), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Medicilândia e no Sítio Top Frutas, reuniu mais de 500 produtores vindos de vários municípios do Pará e até mesmo de estados brasileiros. O município é considerado o maior produtor de cacau do Brasil, produzindo mais de 52 mil toneladas de amêndoa de cacau só em 2021.
O evento organizado pelo cacaicultor Zezinho Garcia, com apoio do comércio local e das empresas compradoras de cacau, teve como objetivo chamar atenção dos produtores rurais no manejo de alta produtividade dos cacauieros. Erli, considerado um dos pioneiros do Brasil em cultivar mudas enxertadas, veio do Espirito Santo para falar sobre o tema.
“Incentivar os jovens a ir pro campo e produzir cacau de alto padrão de qualidade, além de alta produtividade. Porque hoje nós temos pouca mão de obra e as vezes pouco recursos, então não adiante plantar 50 hectares e colher meio quilo de cacau por pé”, pontuou Erli Ropke, do Frucafé Mudas.
Durante a manhã ocorreram as palestras sobre produção de mudas, preservação de doenças fúngicas, mecanização da lavoura cacaueira e nutrição do cacau para alta produção.
“Nutrição mineral de plantas, que nada mais é do que comida pra planta, ou seja, fornecer comida no tempo certo, na hora certa, na dose certa, para que o produtor tenha uma produtividade automaticamente com a rentabilidade”, disse o agrônomo Elisson Mota.
Já na parte da tarde foi realizada uma visita de demonstração prática no Sítio Top Frutas, que fica no km 85 Sul, escolhido por se tratar de uma propriedade de referência na região da Transamazônica em alta produtividade. O Sítio possui hoje 62 mil pés de cacau todos enxertados, com mudas trazidas do Espirito Santo, plantados numa área de 70 hectares.
No sítio, os participantes tiveram ainda a oportunidade de conhecer como é feito a fermentação do cacau, poda de condução e uma demonstração de pulverização via drone.
“O drone veio para revolucionar essa tecnologia de aplicação por conta do ultrabaixo volume que a gente utiliza na pulverização. O comparativo da pulverização do cacau que hoje o pessoal utiliza a calda de 200 litros por hectares, a gente utiliza no drone apenas 10 e tendo o resultado bem mais satisfatório que a pulverização normal”, disse Weran Lucas.
Um grupo de 27 alunos, que faz parte da primeira Turma de Técnico Agropecuário do Ensino Médio do Instituto Federal do Pará (IFPA), veio de Altamira, para conhecer na prática a evolução da produtividade. ”Não adianta a gente levar só o conteúdo pra sala de aula. A gente tem de levar o aluno pro campo pra ele sentir essa experiência, essa realidade”, disse o professor da turma, Hugo Amâncio.
“Quando estamos na pratica conseguimos entender melhor como realmente funciona”, ponderou a aluna Manuella Nascimento.
O técnico Gilmar Soares, veio em uma caravana de Parauapebas, para conhecer as novas tecnologias. “Nós somos uma equipe de oito pessoas entre engenheiros agrônomos e técnicos, e viemos conhecer aqui o município de Medicilândia e ver as novas tecnologias para nós implantarmos essa cultura cacaueira em nosso município, em Parauapebas”, disse o técnico.
Além de proporcionar novas experiências aos agricultores, o II Seminário de Alta Produtividade do Cacau ainda conseguiu arrecadar vários quilos de alimentos que foram doados pelos participantes, e que serão entregues para a Igreja Católica para que sejam distribuídas as famílias carentes do município. O evento superou todas as expectativas da organização.
“Atendeu as expectativas além do limite e já estamos prevendo um novo evento superior a esse. Ficamos gratos a todos que compareceram: as autoridades, os secretários de agriculturas, engenheiros agrônomos, técnicos, os alunos do IFPA de Altamira. E é isso aqui, levar os jovens pro campo. Nós levamos os jovens pro campo nós vamos ter fartura de tudo”, disse Zezinho Garcia, organizador do seminário.
O II Seminário sobre a Alta Produtividade do Cacau foi encerrado com exposição de maquinas agrícolas e uma degustação dos chocolates que são produzidos no próprio município.
Comments 2
Muito boa reportagem e fotos ,parabéns Wilson
Parabéns pela cobertura do evento e pela reportagem !!