Search
Close this search box.

Marabá recebe respirador doado pelo Vaticano para o tratamento de indígenas com a Covid-19

Continua após a publicidade

O Hospital de Campanha de Marabá, no sudeste do Pará, recebeu no último domingo (12) um respirador doado pelo Vaticano que vai ajudar no tratamento de pacientes com a Covid-19 internados na unidade. O aparelho foi recebido pelo bispo diocesano do município em uma cerimônia especial. De acordo com a direção do hospital, o respirador será destinado ao tratamento de indígenas infectados com a doença.

O respirador enviado a Marabá foi um dos quatro que o Papa Francisco doou ao Brasil, para auxiliar o combate ao novo coronavírus no país. Segundo a Esmolaria Apostólica, órgão do Vaticano responsável por doações, o ato do papa “expressa sua proximidade com os países afetados pela pandemia”. Além do Brasil, receberam respiradores o Haiti, Venezuela, Colômbia, Honduras, México, República Dominicana, Bolívia, Equador, Camarões, Bangladesh, Ucrânia e Zimbábue.

De acordo com o bispo diocesano de Marabá, Dom Vital Corbellini, o aparelho será destinado aos povos indígenas. O hospital, que tem capacidade para 120 leitos, possui apenas 10 reservados para o atendimento de indígenas.

“Os direitos dos povos indígenas são, muitas vezes, violados. O Governo não está dando a atenção necessária a esses povos. É preciso olhar com carinho para eles, pra que possam viver bem. Recebemos esse aparelho que vai ajudar a salvar a vida de muitas pessoas”, relata o bispo.

Segundo o coordenador do Hospital de Campanha, há dois indígenas com Covid-19 internados na unidade. No entanto, o hospital afirma que a movimentação de pacientes indígenas na unidade vem aumentando.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais regionais de Marabá chegou a 91%. Já a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 71%.

Fonte: G1 Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *