Quem passou nos vestibulares das universidades federal e estadual do Pará, UFPA e Uepa, tem de ficar atento porque a vaga nas universidades ainda não está garantida. Os estudantes precisam fazer os registros nas instituições para se tornarem realmente calouros. Na UFPA o prazo começa na próxima segunda-feira (3) e na Uepa, na terça-feira (4).
Na Uepa, o prazo dura uma semana e encerra no dia 11 de fevereiro. Já para os estudantes que passaram na UFPA, o prazo também termina no dia 11 de fevereiro, mas cada curso tem data, horário e local específicos.
Matrícula na Uepa
A matrícula deve ser feita presencialmente no Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) de cada campus específico para o qual o calouro foi selecionado. O edital de matrícula está disponível no site da universidade. No ato da matrícula é necessário realizar a entrega da seguinte documentação (original e cópias):
- Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino);
- uma foto 3×4 recente e colorida;
- Título de Eleitor acompanhado de comprovante de votação na última eleição;
- Histórico escolar do Ensino Médio;
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
- Comprovante de residência recente que contenha o Código de Endereçamento Postal (CEP);
- Declaração de ocupação de vaga única e Declaração de Integralização do curso (ambos emitidos pela Uepa).
- Para o candidato oriundo das escolas da Rede Pública, será admitida a apresentação da declaração de estar concluindo o Ensino Médio.
Para os alunos que não foram aprovados, é necessário se manter informado no site da instituição, para acompanhar a lista de repescagens.
Habilitação na UFPA
O dia, o horário e o local para a entrega dos documentos exigidos para a habilitação variam de acordo com o curso e o campus escolhidos. Segundo a UFPA, muitas vezes o candidato só percebe a ausência de documentos exigidos quando chega no momento da habilitação, o que acaba acarretando um indeferimento. O edital com as informações está disponível no site da universidade. Os documentos (cópias e originais) comuns a todas as categorias são:
- CPF;
- cédula de Identidade (RG);
- Certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
- comprovante de quitação militar (para homens maiores de 18 anos);
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- certificado de conclusão do Ensino Médio ou diploma de conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio;
- comprovante de residência (água, luz ou telefone);
- uma foto 3 x 4 recente e de frente (já colada no cadastro);
- declaração de que não possui vínculo com outra Instituição Pública de Ensino e o Cadastro Acadêmico do calouro (COC), preenchido e impresso.
- Para PcDs, laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), além de exames que comprovem a provável causa da deficiência. O laudo deve ter sido emitido nos últimos 12 (doze) meses.
Horário, local e a lista com todos os documentos obrigatórios, que precisam ser apresentados para confirmar o vínculo com a Instituição, podem ser conferidos no Edital de Habilitação.
Fonte: G1 Pará