Medicilândia, no sudoeste do Pará, agora conta com 11 ambulâncias para atender à população da cidade e da zona rural. Na última sexta-feira, 24, o município recebeu uma S-10 traçada e equipada com maca e aparelhos, pronta para fazer a remoção de pacientes. O veículo estimado em R$ 200 mil reais é fruto de um projeto aprovado em 2017 junto ao Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – o PDRSXingu.
A entrega da ambulância foi feita em Altamira pela atual gestora do PDRSXingu ao secretário de saúde do município, Danilo Lopes. A solenidade também contou com a presença do prefeito de Medicilândia, Celso Trzeciak e de Jeferson Figueiredo, representante da Associação do Consórcio dos prefeitos – ACBM e ainda de representantes da Associação Comercial de Altamira e da nova gestora do Plano. “Pra gente é uma satisfação receber mais essa ambulância, pois vai ajudar muito no transporte de pacientes tanto dentro da cidade quanto aqueles que precisam ser transferidos para o Hospital Regional da Transamazônica. Está chegando mais uma ambulância até o final deste mês de janeiro que conseguimos junto ao SAMU”, explicou o secretário, Danilo Lopes.
Medicilândia não recebe royalties da Usina Belo Monte, mesmo assim é hoje um dos municípios da região Transamazônica e Xingu que conta com a maior frota de ambulâncias. Até o final de 2016, o município contava apenas com três, hoje são 11 em pleno estado de funcionamento a serviço da população.
Texto e fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu