Search
Close this search box.

MP inicia operação contra facção criminosa que atua em Belém, Bragança e Colares, no Pará

Continua após a publicidade

O Ministério Público Brasileiro, por intermédio do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), deflagrou na última quarta-feira, 10, operações simultâneas em 13 cidades do Brasil, com intuito de combater facções criminosas, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. No Pará, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPPA), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional (GSI/MPPA), deflagrou a Operação Jerônimo, para cumprir dois mandados de busca e apreensão e quatro, mandados de prisão preventiva expedidos pela Vara de Combate ao Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Estado (TJPA), contra integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, ocupantes do cargo de “Torre” na hierarquia da referida organização criminosa, com atuação nos municípios de Bragança e Colares, e no distrito do Mosqueiro e no bairro da Jaderlândia, em Belém.

O objetivo da ação é desarticular a dinâmica de funcionamento de organizações criminosas violentas com atuação nas ruas e nos estabelecimentos prisionais, além de dar cumprimento a mandados de prisão preventiva em aberto e realizar a coleta de outras provas para robustecer as investigações atualmente realizadas pelo Ministério Público contra as facções criminosas. Ao todo, estão sendo cumpridos 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão pelo país.

O GNCOC é um grupo formado por membros dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. Criado em 2002 pelo Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), o colegiado surgiu como uma resposta ao assassinato do Promotor de Justiça do MPMG, Francisco José Lins do Rêgo Santos, vítima da ação armada de uma organização criminosa que atuava no ramo de adulteração de combustíveis. O GNCOC tem como objetivo primordial o combate às organizações criminosas e se caracteriza pela cooperação entre seus membros e pela articulação com diversas instituições parceiras no enfrentamento ao crime organizado.

Fonte: Roma News

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *