Menu

MP investiga secretária e vereadora de Jacundá, no Pará, por práticas de nepotismo

Continua após a publicidade

Em Jacundá, no sudeste do estado, a secretária de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), Necy Veiga, e a vereadora, Maria Marta Costa, são investigadas pelo Ministério Público do Estado (MPPA) por prática de nepotismo, utilizando de cargos para nomear parentes como funcionários públicos. As duas acusadas, além dos funcionários envolvidos, foram afastados por 30 dias do cargo, sob determinação da Justiça.

A Polícia Civil cumpriu nesta terça-feira (21) mandados de busca e apreensão na sede da Sematur e apreendeu documentos, três HDs de computadores e um celular. A ação fez parte da Operação “Epístola”, que investiga a nomeação irregular de funcionários na secretaria, após a Justiça autorizar o mandado de busca de apreensão, acatando pedido de medida cautelar feito pelo MPPA.

A denúncia da prática de improbidade administrativa foi feita pelo ex-secretário titular da Sematur, João Vítor Morais Rios. Segundo ele, a atual secretária Necys, que antes exercia o cargo de assessora adjunta, realizou vários atos administrativos na secretaria sem autorização. Dentre os atos praticados por Necy estariam a alteração de cargos de servidores; inclusão de nomes de servidora em folha de pagamento e solicitação de gratificação para ela mesma.

De acordo com o MPPA, as nomeações indevidas chegaram aumentar em 60% o número de servidores na secretaria. Ao assumir o cargo no órgão, a secretária dispunha apenas de 28 servidores. Atualmente a Sematur possui 48 funcionários, sendo que 29 foram admitidos a partir de março deste ano, data da posse da nova secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.