A partir desta segunda-feira, 6 de julho, o Ministério Público do Pará, Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) realizam uma escuta pública a fim de ouvir a comunidade escolar sobre a oferta da educação neste período de pandemia da Covid-19, que determinou a suspensão das atividades nas escolas e a realização de aulas remotas.
A escuta pública ocorrerá de forma virtual, no período de 6 a 31 de julho e estará aberta todas as regiões do Pará. Os participantes responderão a um formulário disponibilizado no link: abre.ai/escuta-publica
Alunos, pais e responsáveis, professores, técnicos) e gestores de instituições de ensino vão responder perguntas sobre como foi o funcionamento da escola no período da pandemia, recursos disponibilizados pelas escolas durante as atividades não presenciais, se os estudantes foram consultados sobre acesso à internet para a realização dessas atividades, tempo diário de duração das aulas, dentre outros questionamentos.
A apuração do resultado vai auxiliar a atuação dos membros do Ministério Público no acompanhamento das políticas públicas e medidas adotadas para garantir o retorno seguro às aulas presenciais.
O Pará possui 575 mil, 244 alunos na rede pública, esses estudantes estão afastados das salas de aula desde o dia 18 de março como forma de prevenção à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. A previsão é que as atividades sejam retomadas em agosto, porém, para os membros do Ministério Público o retorno deve ocorrer de forma coerente, considerando o cenário da pandemia em cada município. A diretriz dos membros é desenvolver uma atuação conjunta dentro de suas diversas atuações.
Ascom MPPA