Nos dois próximos finais de semana, mais de seis milhões de candidatos vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição 2019. As avaliações serão aplicadas nos domingos, 3 e 10 de novembro, com duração média de 5h30 cada uma. Por isso, estar bem alimentado é primordial para enfrentar a maratona física e mental.
Os dias que antecedem as provas são muito importantes. E a alimentação também pode fazer a diferença. Segundo a nutricionista, Débora Ribeiro, o consumo de alimentos ricos em ômega 3, por exemplo, é importante nesse período em que o cérebro é muito ativado. “Prefira alimentos como peixes, folhas verdes escuras e oleaginosas como as castanhas, além de frutas, especialmente as cítricas, e legumes ricos em antioxidantes, que tem efeitos protetores das células do cérebro e facilitam a memória”, destaca.
Às vésperas do exame também vale a pena escolher alimentos que ajudam a combater o cansaço mental e promover o relaxamento. “Consuma banana, abacate, maracujá, amendoim e chá de erva-cidreira de duas a três vezes ao dia. Bebidas como o café ou chá verde são ótimas opções para estimular o sistema nervoso e dar mais energia ao corpo, entretanto não devem ser consumidos em excesso e nem a noite, para evitar agitação e insônia”, indica a nutricionista.
Já no dia da avaliação, uma boa alimentação pode fazer toda a diferença. A dica da especialista é antecipar o horário do almoço em uma hora antes de sair para o local da prova, e optar por preparações simples e de fácil digestão como saladas, arroz, carnes magras e feijão somente com verduras e legumes. “Evite frituras e alimentos industrializados. Caso não seja possível, prepare um sanduíche de frango para viagem”.
Cuidados
Um alerta da nutricionista é a ingestão exagerada de alimentos que deixam o candidato “ligadão”. “O consumo de café, chá mate ou pó de guaraná em bebidas ajudam a estimular o sistema nervoso central, te mantém em alerta, entretanto em excesso, esses alimentos provocam dor de cabeça, agitação e aumentam a ansiedade. As bebidas energéticas industrializadas te dão aquele gás, porém são ricas em sódio e açúcares, que em excesso também são prejudiciais à saúde. Opte por alimentos como laranja, maçã, banana, abacate, cereais como aveia e castanhas, importantes fontes de energia”, ressalta.
A nutricionista destaca ainda que o candidato reponha nutrientes após as maratonas de provas, que muitas vezes pode levar ao desgaste físico e mental. “No caminho para casa pode comer uma barrinha de cereal, para saciar a fome imediata. Já no jantar o ideal é um bom aporte de carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce ou mandioca, preparados em forma de purê ou cozidos, salada crua ou cozida, peixe ou frango (cozido ou grelhado ou na chapa), lentilhas ou ervilha seca”.
Fonte: Portal Roma News