Uma operação da Polícia Federal, em parceria com o Ibama, prendeu três pessoas em flagrante por desmatamento ilegal. Um quarto envolvido chegou a ir para a delegacia, mas foi liberado após assinar um termo circunstanciado de ocorrência.
A ação ocorreu nesta última quarta-feira (8), na vila Manoel Baiano, dentro da Gleba Pacajazinho, em Anapu, no sudoeste do Pará.
A ação também apreendeu 3 caminhões e 10 toras de madeira foram inutilizados. Além disso, foram apreendidos outros 2 veículos, 1 trator, 7 aparelhos celulares e 1 motosserras.
A equipe, formada por 12 policiais federais e dois agentes do Ibama, foi ao local quando um dos suspeitos estava cortando uma madeira.
Os caminhões usados no crime e as toras de madeira foram inutilizados, por não haver forma de retirá-los do local e para garantir que não sejam usados mais no crime. A PF conseguiu retirar uma caminhonete e outro caminhão, além de um trator de esteira.
Os presos podem responder na Justiça pelo o crime de desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente.