O boletim epidemiológico de Marabá, cidade do sudeste paraense, deste domingo, 4, apontam um colapso na saúde pública do município. De acordo com os dados atualizados, os leitos exclusivos para covid-19 estão 100% ocupados e as vagas de enfermaria exclusivas para o tratamento da doença estão 80% ocupadas.
Na véspera do aniversário de Marabá, várias pessoas estão morrendo no Hospital Municipal (HMM) à espera de uma UTI no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP). Neste fim de semana, foi registrada uma morte a cada seis horas provocada pelo novo coronavírus. Os números publicados no boletim não mostram os mortos e infectados das cidades vizinhas que procurarm socorro no município.
As vítimas do domingo foram um homem de 71 anos, sem comorbidades declaradas; uma mulher de 35 anos, puerpéra, hipertensa e com histórico de pré-eclampsia; uma mulher de 56 anos, com doença neurológica, hidrocefalia; uma mulher de 42 anos, sem comorbidades declaradas; e um homem de 60 anos, hipertenso, elevando o número de mortos para 328 desde o início da pandemia.
Contudo, mesmo diante de um quadro sanitário caótico, o governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), não dá sinais de que vai reabrir o Hospital de Campanha de Marabá. O MPPA já abriu uma Ação Civil Pública para pressionar Governo Estadual pela reabertura.
Fonte: Debate Carajás