O Pará registrou 529 assassinatos nos primeiros três meses de 2022. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (18) e faz parte do Monitor da Violência.
Segundo o Índice Nacional de Homicídios, uma ferramenta criada pelo g1, com base nos dados oficiais dos estados, o número indica redução dos assassinatos em relação ao mesmo período do ano apssado, quando o Pará registrou 614 homicídios.
Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:
– homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)
– latrocínios (roubos seguidos de morte)
– lesões corporais seguidas de morte
Quando comparado com a taxa de 100 mil habitantes, o Pará registrou 7 mortes no ano passado e 6 mortes por 100 mil habitantes em 2022. Os números do estado seguem uma tendência nacional.
No Brasil
Nacionalmente foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os dados do primeiro trimestre de 2022 apontam que:
– houve aproximadamente 10,2 mil assassinatos nos primeiros três meses deste ano, quase 700 mortes a menos que no mesmo período de 2021;
– na contramão do país, cinco estados registraram alta nas mortes: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Rondônia;
– Acre teve a maior queda: 30%
– Rondônia teve o maior aumento nos crimes: 48%
O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Fonte: G1 PA