Search
Close this search box.

Pará registra 529 assassinatos nos primeiros três meses de 2022

Dados são do Índice Nacional de Homicídios, uma ferramenta criada pelo g1, com base nos dados oficiais dos estados.

Continua após a publicidade

O Pará registrou 529 assassinatos nos primeiros três meses de 2022. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (18) e faz parte do Monitor da Violência.

Segundo o Índice Nacional de Homicídios, uma ferramenta criada pelo g1, com base nos dados oficiais dos estados, o número indica redução dos assassinatos em relação ao mesmo período do ano apssado, quando o Pará registrou 614 homicídios.

Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes:

– homicídios dolosos (incluindo os feminicídios)

– latrocínios (roubos seguidos de morte)

– lesões corporais seguidas de morte

Quando comparado com a taxa de 100 mil habitantes, o Pará registrou 7 mortes no ano passado e 6 mortes por 100 mil habitantes em 2022. Os números do estado seguem uma tendência nacional.

No Brasil

Nacionalmente foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados do primeiro trimestre de 2022 apontam que:

– houve aproximadamente 10,2 mil assassinatos nos primeiros três meses deste ano, quase 700 mortes a menos que no mesmo período de 2021;

– na contramão do país, cinco estados registraram alta nas mortes: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí e Rondônia;

– Acre teve a maior queda: 30%

– Rondônia teve o maior aumento nos crimes: 48%

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Fonte: G1 PA     

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *