Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio – PMC, divulgada nesta quinta-feira (11 de abril) pelo IBGE, as vendas no comércio varejista paraense tiveram alta de 2,7 %, em fevereiro, em relação ao mês passado. É a terceira alta consecutiva desde dezembro de 2023. O início desse ano apresenta forte alta de vendas no setor do comércio, diferente do ano passado, 2023, (janeiro 0,7% e fevereiro, -0,8%).
No que se refere a comparação com os demais estados brasileiros, a pesquisa apontou que o Pará ficou em 5° lugar perante os demais estados pesquisados. Os 3 primeiros foram Paraíba, (5,7%), Amapá (5,2%) e Mato Grosso (4,3%). Já, dentre os estados que tiveram queda, pode-se destacar: Bahia (-1,4%), Amazonas (-0,8%) e Paraná (-0,8%).
A pesquisa também apresenta a variação acumulada do ano para as vendas no varejo paraense (10,1%), enquanto o acumulado dos últimos 12 meses ficou em 2,5%. Essa variação acumulada mostra que o começo desse ano (10,1%) tem o maior volume de vendas desde 2018 (10,5%).
Mais sobre a pesquisa
A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra. A próxima divulgação da PMC, com os resultados para fevereiro de 2024, será em 8 de maio.
Fonte: IBGE