A Polícia Federal em Santarém, Oeste do Pará, deflagrou na manhã desta terça-feira (9) a operação ” Pavão Misterioso”, para cumprimento de mandados de busca e apreensão concedidos pela Justiça Federal.
A operação tem o objetivo de combater crimes de extração ilegal de madeira, associação criminosa, falsidade e uso de documentos falsos e obstrução de justiça.
A Justiça Federal concedeu seis mandados de buscas e apreensão para serem cumpridos em Santarém, e também bloqueou/sequestrou mais de R$ 6 milhões das contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas nas práticas criminosas.
Vários endereços foram visitados pela PF para cumprimento de mandados de busca e apreensão em Santarém — Foto: Polícia Federal/Divulgação
De acordo com informações da Polícia Federal, foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de resguardar a saúde dos investigados, testemunhas e policiais com a finalidade de evitar o contágio do Covid-19.
Se for confirmada a prática dos crimes e o envolvimento dos investigados, eles podem ser condenados a mais de 15 anos de prisão.
Pavão Misterioso
O nome da operação faz analogia à literatura de cordel e associa a dificuldade em se desbaratinar a quadrilha, que fez uso de interpostas pessoas, laranjas e testas de ferro, para prática de crimes e consequente dificultar a investigação policial.
Fonte: G1 Santarém