Na última terça-feira (26), a Polícia Civil (PC) de Rurópolis recebeu denúncia de que em uma propriedade rural, localizada no Km 85 haviam vários cães e gatos em estado precário de sobrevivência.
A Polícia Civil, Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária foram até o local e constataram o crime de maus tratos. Na localidade havia 22 cães e 8 gatos, todos desnutridos, assustados e com problemas evidentes de saúde.
Segundo informações do delegado de Polícia Civil Dr. Ariosnaldo da Silva Vital Filho, “a situação ficou configurada como crime de maus-tratos de animais”, pois na residência havia móveis e utensílios domésticos, que indicaram fortes indícios de que os animais foram abandonados, representando um grave problema a saúde pública e social.
Ainda de acordo com os relatos, os fiscais encontraram uma quantidade de fezes e sujeiras ocasionadas pelos próprios animais, além de um ambiente totalmente insalubre. Foi disponibilizado uma veterinária para cuidar dos que estavam doentes (com sarnas e patas machucadas, um desses cães já estava sem movimentos das pernas traseiras e sem alimentação).
Segundo informações, Rurópolis ainda não possui abrigo destinados a animais abandonados e por isso, de comum acordo com os órgãos atuantes no caso, os animais continuarão na residência, recebendo toda a assistência por parte de veterinários locais. Ao se recuperarem, os mesmos estarão disponíveis para adoção.
O caso será investigado pela PC para localizar o (a) dono (a) da propriedade, que até o fechamento desta matéria, não tinha sido identificado (a).
Fonte: Portal Giro com informações da PC de Rurópolis