Search
Close this search box.

Porto no Pará exportou milhares de carregamentos não autorizados de madeira

Continua após a publicidade

Milhares de carregamentos de madeira deixaram o Brasil de forma ilegal a partir de um porto localizado no Pará. A denúncia é da agência de notícias Reuters, que ouviu fontes ligadas ao Ibama. Segundo essas fontes, a madeira foi exportada sem autorização do Ibama, o que aumenta o risco de o material ter origem em terras desmatadas ilegalmente.

O Pará é um dos principais pontos desmatamento do país. Em 12 meses, de julho de 2018 até julho de 2019, o estado foi responsável por 40% de todo o desmatamento ilegal na Amazônia brasileira, o que equivale a uma área de 3.862 quilômetros quadrados.

De acordo com a reportagem da Reuters, mais da metade das cerca de 3 mil cargas registradas no ano passado, contendo um volume estimado em 54 mil metros cúbicos de madeira, que saíram de um porto no estado não tinha autorização do Ibama.

Segundo a fonte, as empresas responsáveis pela exportação chegaram a pedir autorizações ao Ibama, mas enviaram as cargas antes de obter autorização. As cargas foram destinadas, principalmente, aos EUA, Holanda, França, Alemanha e Bélgica.

Muitos carregamentos, no entanto, teriam sido exportados sem que as empresas sequer buscassem obter a aprovação. O que torna improvável saber o volume exato de madeira saída ilegalmente do país. Agentes do Ibama estão investigando o caso.

Fonte: Uol 

 

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *