A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta quinta-feira (8) a apreensão de oito galos em estado de maus tratos durante fiscalização realizada no último sábado (3), na rodovia BR-230, em Altamira, sudoeste do Pará. Os animais eram utilizados em rinhas ilegais pelo interior do estado.
De acordo com a PRF, um condutor foi parado durante a fiscalização no km 645. Ao vistoriar o veículo, os agentes identificaram que oito aves estavam sendo transportadas no banco de trás do carro. Com isso, foi solicitada a guia de transporte de animais silvestres ao condutor, que não apresentou.
O motorista e os animais foram encaminhados para o posto da PRF. Na consulta ao banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), o veículo que estava sendo utilizado no transporte apresentava o licenciamento anual atrasado. Assim, o carro ficou retido no parque de apreensão da PRF.
Com o carro retido, o condutor confessou que pratica a rinha de galos, mantém criadouro de galos índios gigantes em Medicilândia com esta finalidade e que participam de eventos em Altamira e região. Ele foi autuado pelo crime ambiental de maus tratos de animais. Os galos apreendidos foram encaminhados para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
Fonte: G1 Pará