Na tarde da quinta-feira (11 de abril), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem por dirigir sob influência de álcool, durante uma fiscalização no quilômetro 1126 da BR-230, em Itaituba/PA. Por voltas das 15h30, a equipe em fiscalização de rotina abordou uma caminhonete que estava realizando diversas ultrapassagens indevidas na rodovia. Durante o procedimento de fiscalização, foi constatado que o condutor transportava mudas de plantas para Trairão/PA e que seu hálito exalava um forte odor de álcool.
Após ser questionado, o condutor admitiu ter consumido bebida alcoólica e foi submetido ao teste do etilômetro (bafômetro), que apontou um índice de 0,55 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões), valor superior ao de 0,33 mg/L que caracteriza-se como crime de trânsito de embriaguez ao volante, cuja detenção é de seis meses a três anos, além de multa e suspensão da habilitação. A multa é de R$2.934,70 (Dois mil novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos) e o condutor pode ter seu direito de dirigir suspenso por até 12 meses.
O motorista foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Itaituba/PA, para os procedimentos cabíveis, em tese, pelo crime de dirigir sob a influência de álcool.