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Primeira etapa da reconstrução da ponte sobre Rio Moju começa no sábado

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Após dois meses do acidente que derrubou a ponte do Rio Moju, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) inicia, no próximo sábado, 8, a cravação das estacas metálicas, que, mais adiante, vão formar os dois pilares do mastro central da ponte.

A estrutura terá 45 metros de altura de concreto e 20 metros de estruturas mistas (aço e concreto) totalizando 65 metros de altura acima da pista por onde passarão os veículos.

Segundo Pádua Andrade, secretário de Estado de Transportes, as obras de reconstrução do trecho da ponte ocorrem dentro do prazo previsto, que é de 180 dias. “O serviço de cravação das estacas acontecerá durante todo o mês de junho. Em julho iniciaremos a montagem do tabuleiro misto que será em aço e concreto e terá 268 metros de comprimento. Em seguida, haverá a instalação dos cabos-estais, tudo dentro do prazo previsto para o novo trecho da ponte estar pronto em outubro deste ano”, disse o secretário.

O mastro central dará origem ao novo trecho de 268 metros de extensão da ponte, que será construída em estágios de 12 metros. O serviço é, atualmente, a principal solução para produzir grandes vãos, como é o caso da ponte estaiada do rio Moju, que tinha 19 apoios, dos quais quatro foram derrubados pelo choque da embarcação.

Uma parte do material para a obra da ponte está mobilizada em Belém (estacas e armações dos blocos e pilares) e outra parte está sendo fabricada por empresas de Fortaleza e São Paulo (Aduelas de aço do tabuleiro, segmentos de aço do mastro e as ancoragens dos cabos-estais). O projeto prevê que todas as peças da nova ponte sejam pré-fabricadas, ou seja, chegam prontas para serem montadas.

O método construtivo tem dois eixos de ações: pré-fabricação da pista e parte do mastro, e a construção, in loco, da fundação e pilares. Essa determinação, segundo a Setran, possibilita que a montagem final seja rápida o suficiente para atender o prazo previamente estabelecido.

fonte: Portal Roma News

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