Uma professora de uma escola estadual em Marabá, sudeste do Pará, resolveu dar aula usando um guarda-chuva para se proteger de goteiras dentro da sala. A cena foi registrada na última sexta-feira (17) na Escola Gaspar Viana, na Nova Marabá.
Sobre a situação na Escola Gaspar Viana, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que “a escola passa por obras de reconstrução e que a equipe técnica vai verificar a situação”.
As fortes chuvas têm causado vários transtornos na cidade, deixado ruas alagadas e famílias desabrigadas. Os ventos teriam chegado a 60 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
A forte ventania derrubou nove postes no bairro Jardim Vitória, o que causou interrupção no fornecimento de energia elétrica. Os moradores estão há mais de 24 horas sem energia.
Chuva causou danos em outra escola
A forte chuva da última sexta-feira (17) também derrubou uma árvore e atingiu uma escola da rede pública. Ninguém ficou ferido, mas parte do muro da Escola José Alves de Carvalho, na Avenida Antônio Vilhena, Bairro Independência, foi derrubado.
A empresa de energia e o Corpo de Bombeiros foram acionados.
De acordo com a Prefeitura de Marabá, todos os alunos foram retirados com segurança e nenhum incidente foi registrado.
Nível do rio ultrapassa cota de alerta
O nível do rio Tocantins chegou a marca dos 10 metros e 63 centímetros ultrapassando a cota de alerta que é de 10 metros e 50 cm, neste domingo (19). De acordo com a Defesa Civil do município, já foram atingidas cerca de 400 famílias.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Marabá, Marcos Andrade, a Prefeitura deve declarar situação de emergência ainda neste domingo para que o órgão e demais secretarias possam ampliar o serviço de atendimento às famílias e receber ajuda humanitária dos governos estadual e federal.
“Na Marabá Pioneira temos abrigos em construção, como na praça Paulo Marabá com 80 abrigos; no bairro de Santa Rosa temos mais 30 abrigos e, no prédio da antiga Borges Informática, estamos com 18 famílias”, explica o coordenador.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, os abrigos atendem atualmente cerca de 200 famílias. No bairro Belo Horizonte, foram construídos 20 abrigos; na Avenida Sororó mais 20 abrigos e no bairro do Amapá está sendo construída uma estrutura para atender mais 30 famílias.
Para emergências, a Defesa Civil disponibiliza o telefone (94) 99173-7173.
Fonte: G1 Pará